Fazer comida no fogão a lenha pode ser mais demorado, mas o sabor… ah, o sabor compensa esse detalhe! O cliente também valoriza mais, afinal, existe afeto e muito charme em torno de uma refeição feita com carinho no fogão a lenha do mesmo jeito que nossos avós faziam.
Não à toa, o cozimento lento proporcionado pelo fogão a lenha traz aos pratos um sabor defumado único[RC1] [FC2] , difícil de replicar em equipamentos a gás ou elétricos.
Essa técnica oferece ainda a possibilidade de criar menus sazonais e experiências temáticas, como almoços de domingo com pratos slow-cooked, que atraem clientes em busca de algo além da refeição.
Por que cozinhar no fogão a lenha?
Fazer comida no fogão a lenha é resgatar o passado, aproveitar os benefícios do cozimento lento e, claro, trazer um charme e um diferencial para a sua cozinha, afinal, a refeição pode ser uma verdadeira experiência.
Benefícios do fogão a lenha na culinária
O calor direto da lenha faz com que haja uma cocção lenta e uniforme do prato e o resultado é um prato com um sabor único.
Por conta disso, o aroma dos ingredientes também fica mais acentuado. Além disso, o calor consegue manter esse sabor e a temperatura dos pratos.
Outra vantagem é que a panela de ferro fundido ou de barro, que são ideias para trabalhar no fogão a lenha, preservam ainda mais o sabor dos seus preparos.
Fogão a lenha e dupla combustão: como funciona?
Se o seu fogão a lenha for de dupla combustão (modo de aquecimento mais potente se comparado às lareiras convencionais), há ainda o benefício de ser um diferencial para o meio ambiente.
Isso acontece de uma forma interessante no caso de um fogão a lenha de dupla combustão: no primeiro estágio, a lenha queima normalmente, gerando gases quentes.
No segundo estágio, esses gases passam por um canal de reentrada onde recebem ar secundário pré-aquecido e queimam novamente, convertendo monóxido de carbono e partículas finas em dióxido de carbono e vapor d’água.
O resultado é um fogo mais quente e eficiente, com menos fumaça visível e menor concentração [RC3] de material particulado e compostos orgânicos voláteis.
Esse sistema consome menos lenha para gerar o mesmo calor e tem seu papel no manejo sustentável de recursos florestais, pois reduz a pegada de carbono do estabelecimento.
Sabor e aroma: o diferencial do cozimento lento
O tempo prolongado da comida no fogão a lenha realça o sabor dos alimentos, criando camadas complexas e aquele aroma defumado inconfundível. Sopas, carnes de panela e até molhos caseiros adquirem textura mais encorpada e perfumes que evocam conforto e tradição.
Outros benefícios do fogão a lenha estão ligados ao cozimento lento. Esse preparo mais demorado faz bem à saúde, pois preserva mais os nutrientes dos alimentos.

Preparando o fogão a lenha para uso
Se você quer aprender como cozinhar no fogão a lenha, saiba que acender e manter o fogo sob controle são os grandes responsáveis por uma refeição de sucesso.
Como acender o fogão a lenha de forma segura
A segurança na cozinha deve vir sempre em primeiro lugar. Por se tratar de fogo e de lenha, pode liberar monóxido de carbono, que é altamente tóxico se não houver boa exaustão, certifique-se de saber como acender o fogão a lenha para evitar acidentes. O nosso passo a passo vai ajudar:
- Coloque a lenha seca e os ramos finos no fundo da câmara do fogão;
- Use acendedor ecológico ou papel amassado para iniciar a chama;
- Adicione toras maiores gradualmente em camadas cruzadas, isso ajuda a melhorar a circulação de ar e a manter o fogo;
- Garanta a exaustão correta da fumaça mantendo o duto e a chaminé sempre limpos.
Controle de temperatura e manutenção do fogo
Monitore a brasa antes de cozinhar, ela deve estar quente e sem chamas altas. Ajuste a entrada de ar pela porta de limpeza para acelerar ou reduzir a combustão.
Reabasteça a lenha aos poucos para manter o calor estável durante toda a preparação. Jamais use água para diminuir a temperatura do fogo, isso pode causar danos ao fogão.
Equipamentos e utensílios ideais
Além de trazer mais estilo para a cozinha, usar as panelas corretas ajuda no cozimento dos alimentos.
Panelas adequadas para o fogão a lenha
Use panelas de ferro fundido ou aço carbono com fundo grosso para fazer comida no fogão a lenha. Não é bobagem: elas resistem à chama direta e distribuem calor de maneira uniforme.
Caçarolas esmaltadas também funcionam bem para ensopados, pois não reagem com ingredientes ácidos, como o caso das panelas de ferro fundido.
Panelas de barro deixam alimento ainda mais gostoso com a vantagem de que não soltam substâncias que podem ser tóxicas ao organismo.
Por fim, as panelas de pedra sabão são ideais para fogão à lenha, porque tem uma ótima durabilidade, é antiaderente, evita que o alimento grude e é simples de limpar!
Quanto aos utensílios para cozinhar, aposte em colheres e pegadores de madeira ou silicone para evitar danificar a superfície das panelas.
Forno a lenha: dicas para assados perfeitos
Mantenha a temperatura entre 200 °C e 250 °C antes de colocar a receita para assar. Verifique com um termômetro de forno e movimente a lenha para criar recirculação de ar. Para grandes assados ou pães, aqueça o forno pelo menos 1 hora antes de usar.
Receitas que ganham destaque no fogão a lenha
Alguns pratos brilham quando preparados no calor suave e contínuo da lenha. Preparamos uma lista de preparos para incluir no seu menu!
Pão no forno a lenha: crocância e sabor incomparáveis
Não é nada fácil resistir ao cheiro de um pão no forno a lenha bem quentinho. Você pode usar isso ao seu favor para encantar seus clientes. Veja abaixo uma receita simples de pão rústico para fazer no forno a lenha.
Ingredientes:
- 500 g de farinha de trigo;
- 10 g de fermento biológico seco;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- 300 ml de água morna;
- 10 g de sal.
Como preparar:
Em um recipiente pequeno, misture 4 colheres de sopa de farinha, 1 colher de sopa de açúcar, o fermento e a água morna. Deixe descansar por 20 minutos. Em seguida, em um recipiente maior, acrescente o restante da farinha, do açúcar, o sal e a mistura inicial. Sove bastante até a massa desgrudar bem.
Cubra adequadamente e deixe crescer por 1 hora em um local com temperatura ambiente. Se estiver frio, busque um lugar morno. Modele os pães, deixe descansar novamente por mais 30 minutos e leve ao forno a lenha pré-aquecido a 220 °C por aproximadamente 25 minutos, até a casca ficar dourada.
Pizza no forno a lenha : tradição e sabor em cada fatia
A massa artesanal a ssa rapidamente no ar quente circulante e ainda sai com uma borda inflada e um miolo macio. Abra a massa bem fininha e leve ao forno a 300 °C por 2 a 3 minutos, ou até que esteja dourada.
Para o recheio, a combinação clássica não tem erro: faça uma pizza no forno a lenha com molho de tomate, muçarela (ou muçarela de búfala) e manjericão. Depois, leve novamente ao forno por mais alguns minutos.
Outros pratos típicos que encantam os clientes
A feijoada no fogão a lenha é um clássico, mas outros pratos também ganham um sabor especial quando feitos nesse método antigo.
Experimente fazer uma moqueca de peixe na panela de barro, ou uma polenta nesta forma tradicional. Um simples feijão também fica mais saboroso quando cozido lentamente.
Quando se trata de pratos típicos, o feijão tropeiro, muito presente na gastronomia mineira, é um preparo que se destaca no fogão a lenha.

Um ensopado de frango caipira ou um caldo verde também podem fazer seus clientes voltarem muitas[RC1] vezes. E, claro, uma boa costela assada no forno a lenha é um prato que costuma não ter objeções.
Incorporando o fogão a lenha no seu estabelecimento
O fogão a lenha conta histórias e cria conexão afetiva, por isso explore o marketing em torno dele para aumentar o seu faturamento. A seguir, listamos algumas estratégias para atrair a atenção da cliente.
Como o fogão a lenha pode ser um diferencial no food service
Se você já dominou a técnica de como cozinhar no fogão a lenha, já pode ampliar as ideias de uso no seu restaurante. Mesmo se usado apenas para guarnições, sopas ou café colonial,[RC2] ele agrega valor visual e sensorial.
No caso do café colonial, a dica é investir em cozinhar à lenha pratos como sopas, caldos, polenta, geleias, ovos e banana frita.
Clientes associam lenha a comida caseira e ficam dispostos a pagar mais por essa experiência autêntica.
Ambientação e experiência: criando memórias afetivas
Posicione o fogão em área visível, com chaminé e pedras ao redor, e explique ao cliente o processo de preparo da comida no fogão a lenha; o calor e o cheiro de lenha criam atmosfera acolhedora e trazem boas memórias.
Ofereça pratos especiais “da casa” saídos diretamente do fogão a lenha para reforçar o caráter afetivo e artesanal do seu menu.
Marketing bem-feito funciona
Não se limite apenas a uma comida de qualidade. Use o fogão a lenha como estrela da sua comunicação. Divulgue “noites à lenha” no inverno, com menus especiais à base de sopas, ensopados e pães quentinhos.
Nas redes sociais, poste fotos e vídeos aconchegantes do fogo crepitando e crie um storytelling que traga histórias da tradição familiar que inspirou seu cardápio.
No salão, adote decoração com revestimentos de madeira, tijolos aparentes e utensílios de ferro fundido expostos. O visual rústico reforça o charme e faz o cliente sentir-se em casa.
Crie cantos de convivência com poltronas forradas em tecidos naturais e luminárias pendentes de metal envelhecido. Criar um ambiente acolhedor significa aumentar o ticket médio e o lucro.
E se você precisar renovar as estratégias para ganhar mais clientes, é hora de conhecer a Academia UFS, que conta com cursos de chefs especializados, dicas de técnicas de cozinha e técnicas para aumentar os lucros do seu estabelecimento. Até a próxima!