Menu

Pense como seu cliente: quem é que não gosta de comer um churrasco de qualidade e, de quebra, com acompanhamentos que deixam o prato ainda mais gostoso? Pois é!

Para aumentar a sua margem de lucro e diferenciar o seu serviço, procure oferecer acompanhamento para churrasco que traga sabor, textura e cor, pois isso faz os olhos do cliente brilharem.

Farofa para churrasco, vinagretes refrescantes, maioneses que lembram aquelas da vovó e saladas leves criam um contraste ideal e preparam o paladar para cada garfada.

Além dos acompanhamentos do churrasco clássicos, vale pensar nos pratos que surpreendem, como algum arroz diferente, um pão de alho especial… tudo isso vale para fidelizar o seu cliente e colocar mais dinheiro no seu bolso.

A importância dos acompanhamentos no churrasco

Um acompanhamento para churrasco pode transformar uma simples carne assada em uma experiência completamente diferente. É capaz de valorizar o corte de cada carne e, sem dúvida, aumentar o ticket médio do seu estabelecimento.

Como os acompanhamentos elevam a experiência gastronômica

Pratos como o vinagrete criam contrastes de textura e acidez que “limpam” o paladar entre uma mordida e outra de carne.

Salpicão cremoso, com maionese Hellmann’s, traz mais densidade ao prato e, ao mesmo tempo, contraste de sabores.

Embora exista quem prefira comer a carne pura, os acompanhamentos de um churrasco são os que criam uma experiência de sabores mais sofisticada.

Tendências de acompanhamentos no food service

Hoje, preparos artesanais e saudáveis ganharam bastante espaço. Farofas saborizadas com nozes ou castanhas, saladas para churrasco coloridas e cuscuz com legumes criam uma oferta mais “gourmetizada” e te permite cobrar preços mais altos. 

Clássicos que não podem faltar

Alguns acompanhamentos para churrasco são quase que parte da carne do churrasco. Conheça alguns que agradam a maioria dos clientes.

Alt Image Text

1. Farofa para churrasco: receitas tradicionais e criativas

A farofa de mandioca é o carro-chefe do acompanhamento para churrasco. Versões básicas (e baratas) com cebola e alho rendem bastante, mas você pode incluir temperos Knorr para trazer mais sabor ao preparo.

A farofa para churrasco de banana-da-terra com bacon é um bom exemplo, pois justifica preço mais alto pelo uso de ingredientes especiais.

Veja abaixo como fazer essa receita que pode aumentar o ticket médio do seu negócio.

Ingredientes:

  • 150 g de bacon em cubos;
  • 1 cebola;
  • 1 banana da terra fatiada;
  • 2 xícaras de farinha de mandioca;
  • Sal;
  • Pimenta-do-reino;
  • Folhas de coentro.

Como fazer:

Frite 150 g de bacon em cubos até ficar crocante. Reserve. No mesmo óleo, refogue 1 cebola picadinha até murchar e acrescente 1 banana-da-terra fatiada. Deixe dourar. Misture 2 xícaras de farinha de mandioca e o bacon já frito. Tempere com sal, pimenta e finalize com folhas de coentro.

Leia mais: Es petinho é prático, versátil! Confira ideias de montagem e lucre mais

2. Vinagrete para churrasco: o toque refrescante ideal

O vinagrete para churrasco classicamente mistura tomate, cebola e pimentão picadinhos em cubos, temperados com vinagre, azeite e sal.

Para diferenciar e ter uma receita só sua, acrescente ervas frescas e azeitona picada. Se quiser criar um molho diferente e saboroso, use Temperos Knorr. Eles ajudam no preparo de grandes volumes e mantêm o custo controlado.

Leia também: Churrasco vegano: ingredientes e técnicas para atrair novos clientes

3. Salada de maionese para churrasco: cremosidade que conquista

A salada de maionese para churrasco fica muito mais cremosa com maionese Hellmann’.  O preparo tradicional é simples: misture batatas, cenouras e vagens picadinhas (cozidas e já frias) e adicione a maionese. Lembre-se de manter o prato sempre sob refrigeração.

Se você quiser trazer um toque mais refrescante e azedinho à maionese, experimente a receita que leva um pouco de iogurte.

Ingredientes:

  • 250 g de maionese Hellmann’s;
  • ½ xícara de iogurte natural;
  • 2 batatas grandes;
  • 1 cenoura ralada;
  • ½ xícara de ervilha;
  • Sal;
  • Pimenta-do-reino;
  • 1 colher de chá de suco de limão.

Como preparar:

Corte as batatas em cubinhos e leve ao fogo para cozinhar. Em seguida, escorra-as, misture a maionese Hellmann’s, o iogurte natural, a cenoura ralada, a ervilha e tempere com sal, pimenta e o limão. Leve à geladeira por aproximadamente 1 hora, para esfriar e apurar o sabor, e finalize com cebolinha para decorar.

Acompanhamentos que surpreendem

Como contamos, além das proteínas e legumes, os acompanhamentos de um churrasco também chamam a atenção dos clientes e deixam seu cardápio muito mais atrativo! Por isso, veja quais incluir no menu do seu food service.

4. Arroz para churrasco: opções simples e saborosas

O arroz branco é quase sempre incluído em um churrasco, mas por que não oferecer uma versão diferente? Arroz à grega, feito com legumes e uvas-passas, um arroz com brócolis ou um bom arroz temperado são opções com muito sabor e com boas chances de agradar a clientela.

Alt Image Text

Veja como fazer um arroz para churrasco com brócolis.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de arroz;
  • 2 colheres de sopa de óleo;
  • 4 xícaras de água fervente;
  • 1 maço de brócolis picado;
  • 2 dentes de alho picados;
  • Sal a gosto.

Como preparar:

Em uma panela, refogue 1 dente de alho picado até dourar. Junte as duas xícaras de arroz e mexa por 1 minuto. Acrescente toda a água e o sal e deixe o arroz cozinhar. Em outra panela, refogue o outro dente de alho e acrescente os brócolis até ficar macio. Se necessário, acrescente um pouco de água para não queimar. Por fim, misture os brócolis ao arroz e sirva.

Agora é hora de aprender a fazer um arroz temperado com Caldo Knorr.

Ingredientes:

  • 1 cebola média picada;
  • 2 colheres de sopa de óleo;
  • 2 xícaras de arroz;
  • 4 xícaras de água fervente;
  • Cheiro verde a gosto;
  • 1 tablete de Caldo Knorr sabor Galinha.

Como preparar:

Refogue a cebola em 2 colheres de óleo. Acrescente o arroz e mexa por 1 minuto. Dissolva o tablete de Caldo Knorr na água fervente e despeje sobre o arroz. Cozinhe até secar e finalize com cheiro-verde.

Leia mais: Pratos para compartilhar: uma tendência que vai além das opções de entrada

5. Queijo coalho para churrasco: como preparar na brasa

O queijo coalho costuma ser unanimidade. Mas você pode inovar: corte em cubos ou fatias grossas, pincele com mel e leve à grelha até dourar e caramelizar. O contraste entre o salgado do queijo coalho para churrasco e o toque adocicado do mel cria faz com que o sabor fique mais sofisticado.

6. Pão de alho no churrasco: receitas irresistíveis

Não pode jamais faltar pão de alho no churrasco. A receita clássica usa maionese, alho e salsinha, mas você pode preparar uma versão com maionese Hellmann’s e queijo parmesão ralado para mais sabor e crocância.

O preparo continua simples. Misture a maionese, o alho amassado e a salsinha. Corte o pão em fatias largas, pincele a mistura e grelhe até dourar.

Saladas para equilibrar o cardápio

Ter saladas frescas no cardápio é considerado um diferencial, afinal, elas ajudam a equilibrar aqueles pratos mais gordurosos e ainda trazem leveza para a refeição. É ideal para atrair públicos que buscam opções mais leves.

Dê mais sabor às saladas do seu cardápio com o Molho para Salada Hellmann's Caesar e Parmesão, que dá um toque especial e cremoso aos ingredientes sem trabalho nenhum.

7. Saladas para churrasco: combinações leves e coloridas

Para encher os olhos, misture folhas verdes, tomate-cereja, pepino e cenoura ralada. Se quiser incrementar, coloque batata-doce assada em cubos e nozes tostadas.

A salada de grão-de-bico com hortelã e azeitonas é outro sucesso, pois rende muito e mantém bom custo por porção. Por fim, você pode oferecer uma salada para churrasco de pepino com hortelã, muito simples de preparar e ótima para o verão.

Veja como fazer.

Ingredientes:

  • 2 pepinos japoneses;
  • ½ cebola roxa;
  • 1 limão;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino;
  • Folhas de hortelã.

Como preparar:

Fatie os pepinos em rodelas finas e coloque em uma tigela. Corte a cebola roxa em tiras e acrescente aos pepinos fatiados. Tempere com o limão, o azeite, o sal e a pimenta do reino. Misture as folhas de hortelã e deixe na geladeira por aproximadamente 25 minutos antes de servir.

Molhos e temperos para realçar os sabores

Embora os puristas gostem apenas de churrasco tradicional, com carne temperada apenas com sal e pimenta-do-reinio, uma boa parcela das pessoas gosta de incrementar a carne, na hora de consumir, com molhos para churrasco diferentes.

Você pode testar vários em seu estabelecimento e ver quais seus clientes mais gostam, afinal, as opções são muitas. Molhos prontos da Hellmann’s, como o de barbecue e maionese, te ajudam a padronizar o serviço sem complicar a operação em larga escala.

Veja como fazer um delicioso molho para acompanhar o churrasco.

Ingredientes:

  • 2 colheres de Molho Barbecue Hellmann’s;
  • ½ xícara de Maionese Hellmann’s;
  • 1 colher de chá de páprica defumada;
  • Sal;
  • Pimenta-do-reino.

Como preparar:

Em um recipiente, misture o molho barbecue com a maionese. Adicione a páprica defumada e a pimenta e mexa bem até incorporar. Ajuste o sal, se necessário. Se desejar, adicione um toque de limão para um molho mais cítrico.

Aumente a margem de lucro e diferencie seu negócio

Para aumentar a rentabilidade dos pratos, calcule o custo de cada porção de acompanhamento para churrasco e aplique a margem de lucro de 150% a 200% em preparos de alto valor percebido, como a farofa para churrasco de banana-da-terra com bacon ou o pão de alho premium com parmesão.

Dê atenção ao reaproveitamento de ingredientes. Use as cascas de cebola e talos de hortelã para aromatizar caldos ou molhos, por exemplo.

Outra forma de aumentar o ticket médio e consequentemente o lucro é pensar em combos promocionais que incluam o churrasco, o acompanhamento para churrasco e a bebida, tudo por um valor fixo. Você pode criar edições temáticas ou sazonais, como usar castanhas no inverno, vinagrete tropical no verão, entre outras ideias.

Por fim, não esqueça de fazer um cardápio bem atrativo, com fotos que deem água na boca. Vale a pena investir em fotos mais profissionais quando se trata de cardápio, afinal, os clientes são atraídos pela imagem. Sinalize, no menu, qual é o prato mais pedido, pois isso reforça a popularidade e procura por aquela refeição.

Se quiser aprimorar técnicas de fotografia, a Academia UFS oferece um curso gratuito que conta tudo sobre isso. Você também consegue aprender mais sobre como gerenciar custos e controlar o seu estoque. Bem-informado(a), você vende mais e encanta os clientes.

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu