A busca crescente por um estilo de vida mais saudável e sustentável tem feito com que os consumidores invistam, cada vez mais, em uma alimentação natural. Esta demanda abre oportunidades para estabelecimentos diversificarem seus cardápios com opções que tenham um apelo artesanal, como as bebidas fermentadas.
Por que as bebidas fermentadas estão ganhando espaço no food service?
Os alimentos e bebidas fermentados são aqueles produzidos por meio do crescimento controlado de microrganismos, podendo ser bactérias, leveduras ou bolores. Além de serem ricos em nutrientes e conferirem vários benefícios à saúde, outros fatores fazem com que essas bebidas sejam uma tendência atual, como:
- São sustentáveis, uma vez que utilizam processos que reduzem o desperdício, como o reaproveitamento de frutas e outros alimentos;
- Possuem sabores únicos, que vão do ácido ao levemente adocicado, o que proporciona uma experiência sensorial atrativa;
- Permitem um maior tempo de conservação;
- Por ser uma técnica milenar, a fermentação tem um forte apelo cultural.
Benefícios das bebidas fermentadas para a saúde
Os microrganismos presentes nos alimentos fermentados aumentam a presença de probióticos, que oferecem vários benefícios à saúde, incluindo:
- Fortalecem o sistema imunológico;
- Os probióticos estão associados à prevenção de doenças cardiovasculares, distúrbios gastrointestinais, algumas condições alérgicas e intolerâncias alimentares;
- Aumentam a absorção de vitaminas e minerais;
- Essas bebidas costumam ser menos calóricas do que bebidas industrializadas.
Principais opções para incluir no menu
Diversas bebidas fermentadas podem ser incorporadas ao cardápio de lanchonetes, restaurantes e até padarias que buscam oferecer opções mais leves e saudáveis.
Kombucha: o chá fermentado que conquistou o mercado
Considerada a bebida do momento, o kombucha tem origem chinesa e é feito a partir da fermentação de chá verde ou preto, açúcar e uma cultura de bactérias e leveduras, o que faz com que seja rico em probióticos e antioxidantes.
Ele é levemente efervescente e pode ter diversos sabores, como frutas vermelhas, gengibre e hibisco, elementos que podem ser adicionados durante o preparo da bebida.
Kefir: uma alternativa ao iogurte tradicional
O kefir é uma bebida de textura cremosa e sabor levemente ácido, que possui baixíssimo custo de produção.
Ele é obtido por fermentação natural, a partir dos grãos de kefir, capazes de fermentar diversos alimentos, como leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, açúcar mascavo, sucos de frutas, extrato de soja, entre outros.

Bastante versátil, pode ser batido com aveia, misturado com extrato de frutas e mel ou, até mesmo, usado em bolos e sobremesas. Tudo isso torna o kefir de leite uma excelente opção para padarias. Pode ser consumido com frutas!
Tepache: tradição mexicana que resgata a ancestralidade
Ainda pouco divulgada no Brasil, o tepache é uma bebida fermentada levemente gaseificada, de origem mexicana, feita com o abacaxi e sua casca, açúcar mascavo e especiarias.
Quanto mais tempo fermentando, mais ácido e alcoólico o tepache pode ficar. Inclusive, pode ser usado na preparação de drinks com gin, tequila ou rum. Uma opção para quem deseja apresentar algo que fuja do comum no menu.
Ingredientes:
- 1 abacaxi bem maduro;
- 100 g açúcar mascavo ou rapadura triturada;
- 1 litro de água filtrada;
- 1 colher de sopa de cravo;
- 1 pau de canela.
Modo de preparo:
- Organize os ingredientes e separe um pote de vidro já sanitizado;
- Dissolva o açúcar na água;
- Leve a água ao fogo até ferver. Após a fervura, desligue o fogo, adicione o açúcar e misture até que dissolva por completo. Deixe esfriar até a temperatura ambiente ou um pouquinho acima;
- Prepare o abacaxi lavando-o em água corrente;
- Corte o abacaxi em cubos de 3 centímetros;
- Coloque os pedaços de abacaxi no vidro, junto com a casca, os paus de canela, a água morna e o açúcar dissolvido;
- Cubra o pote com um pano e deixe parado por 3 dias em um local fresco. Quanto mais tempo fermenta, mais ácido e alcoólico fica;
- Sirva gelado ou com cubos de gelo com um pouco de água ou água com gás.

Seguindo essa tendência por alternativas mais saudáveis, o refrigerante natural, como o nome já sugere, é livre de conservantes e aditivos químicos.
Produzido a partir da fermentação de frutas, raízes ou ervas, ele pode ser de diferentes sabores, como gengibre, hibisco, limão e maçã.
Ingredientes para o refrigerante de gengibre:
- 100 gramas de gengibre sem casca, cortado em cubos pequenos;
- 1 colher de sopa de açúcar refinado;
- 300ml de água filtrada.
Modo de preparo:
- Em um pode de vidro esterilizado, junte todos os ingredientes;
- Tampe e deixe fermentar em temperatura ambiente (em um local fresco);
- Para ficar ainda mais gaseificada, uma vez por dia, durante três dias, alimente a bebida com um pouco mais gengibre e mais açúcar;
- Após três dias já pode servir com água ou água gaseificada.
Como oferecer bebidas fermentadas sem comprometer a operação
O investimento em bebidas fermentadas no cardápio exige que se preze, acima de tudo, pela qualidade do produto. Para garantir esse elemento, juntamente com a eficiência operacional, você deve:
- Fechar parcerias com fornecedores especializados;
- Ajustar pedidos conforme a sazonalidade ou eventos especiais;
- Fazer o armazenamento adequado, de acordo com as especificações de temperatura e prazo de validade;
- Investir em embalagens adequadas, que sejam resistentes e bem vedadas para evitar vazamentos ou contaminação;
- Começar com quantidades menores e ajustar conforme a aceitação do público.
- Priorizar a venda das bebidas mais próximas do vencimento para evitar perdas.
- Destacar os benefícios e os sabores das bebidas no cardápio;
- Sugerir combinações com pratos do cardápio, como servir um kefir com granola, kombucha com sanduíche de proteína vegetal, ou um refrigerante natural de hibisco com alguma sobremesa de verão.
As bebidas fermentadas são uma tendência que veio para ficar! Ao incluí-las no cardápio, você pode se destacar conquistando um público cada vez mais exigente e consciente.
A Unilever Food Solutions traz uma série de dicas para aumentar os lucros do seu negócio, melhorar a organização, administrar os custos e muito mais. Acesse e evolua com a gente!