Menu

O setor de alimentação fora do lar é diversificado e vive em constante evolução, além de possuir uma infinidade de possibilidades de experiências gastronômicas. No meio disso tudo, os serviços para restaurantes são uma variedade de formas de conectar o cliente à refeição oferecida.

Neste artigo, vamos explorar seis tipos de serviços para restaurantes, serviço à brasileira, o buffet, o de balcão, o de mesa, o de rodízio e o fast casual – sendo o último apontado como uma tendência em ascensão e uma promissora oportunidade de negócio, de acordo com a expertise de nossa chef especializada em tendências gastronômicas, Thais Gimenes.

1. Serviço à americana ou buffet

O restaurante buffet, conhecido também como de serviço à americana ou self service, é uma opção clássica em que os clientes se servem diretamente de uma seleção de pratos dispostos em estações de comida, por exemplo, o buffet frio de saladas. É uma escolha popular para restaurantes que oferecem uma grande variedade de opções, como restaurantes de comida brasileira caseira.

Os buffets podem ser uma opção econômica para os clientes e oferecem a oportunidade de experimentar uma variedade de pratos em uma única refeição. Saiba se, entre os serviços para restaurantes, esse é o ideal pra você em nosso artigo sobre comida a quilo.

2. Serviço à brasileira

O serviço à brasileira, exemplificado pela clássica feijoada brasileira, é um estilo de serviço único em restaurantes, onde os pratos são dispostos em grandes porções no centro da mesa. No caso da feijoada, diversas iguarias, como a cumbuca de feijão-preto com carnes, a travessa de arroz, de farofa e de couve e torresmo são apresentadas para que os comensais possam se servir sozinhos.

Essa experiência de compartilhamento e interação é clássica para restaurantes informais e aconchegantes que costumam receber grandes grupos de pessoas. Esteja atento para garantir que as pessoas possuem todo o aparato necessário para montar seus pratos com segurança.

3. Serviço de balcão ou fast food

O serviço de balcão, também conhecido como fast food, é caracterizado pela rapidez e conveniência. Os clientes fazem seus pedidos e recebem suas refeições prontas para serem consumidas no local ou para viagem de maneira bem embalada e prática no balcão, muitas vezes em bandejas.

Os principais exemplos são redes de hambúrgueres e pizzarias de entrega rápida. É uma escolha popular para refeições informais e rápidas, daquelas que dispensam custos com garçom e tem um cardápio otimizado sem grandes técnicas de cozinha profissional.

4. Serviço de mesa

O serviço de mesa é o padrão de serviços para restaurantes de estilo mais formal. Os clientes são recebidos por um anfitrião, conduzidos a uma mesa e atendidos por garçons que tomam os pedidos e servem as refeições.

Esse tipo de serviço é comum em restaurantes de alta gastronomia, onde a ênfase está na experiência gastronômica completa, desde o ambiente até o serviço atencioso. Outras formar de servir mais requintadas são o serviço à inglesa e o serviço à francesa.

Não se esqueça de que uma forma de organizar a produção, independente do serviço e elegância do estabelecimento, é utilizando o mise em place nas etapas da operação da cozinha.

5. Rodízio

O serviço de rodízio é um estilo de serviço popular em muitos restaurantes brasileiros, especialmente em churrascarias. Nesse método, os clientes pagam uma taxa fixa e têm a oportunidade de desfrutar de uma ampla variedade de pratos servidos diretamente em suas mesas pelos garçons.

No exemplo do churrasco, os garçons circulam pelas mesas com espetos de carne grelhada e cortam pedaços diretamente no prato dos clientes, oferecendo uma seleção diversificada de carnes grelhadas, incluindo picanha, costela, frango e linguiça.

Esse modelo cria uma experiência interativa e festiva, onde os clientes podem saborear uma variedade de cortes de carne de alta qualidade até que estejam satisfeitos, está entre os serviços para restaurantes mais apreciados por amantes de carne no Brasil, onde é uma tradição, e até mesmo em outros lugares do mundo.

6. Fast Casual

Finalmente, a tendência fast casual é uma fusão entre restaurantes de serviço rápido e restaurantes de serviço completo. Os clientes fazem seus pedidos no balcão e a retirada dos pratos é feita pelo cliente, no entanto, a comida é preparada com ingredientes frescos e de alta qualidade.

O ambiente é mais descontraído do que um restaurante de serviço completo, mas a ênfase ainda está na qualidade da comida. É uma opção popular para aqueles que desejam uma refeição rápida, mas não querem comprometer o sabor e a qualidade. Esse serviço é ideal para cardápios criativos com fichas técnicas mais complexas.

Os serviços para restaurantes têm suas próprias vantagens e peculiaridades. Portanto, a escolha do serviço certo depende do conceito do seu negócio, do público-alvo e das preferências dos clientes. Independentemente do tipo de serviço escolhido, o objetivo final é proporcionar uma experiência que condiga com as expectativas da clientela, ou melhor, seja capaz de encantar os clientes.

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu