Menu

Com ingredientes frescos, especiarias marcantes e pratos que atendem a todos os momentos do dia, como um lanche rápido ou um verdadeiro banquete, a comida turca traz boas oportunidades para inovar o cardápio do seu restaurante.

E dá para fugir do lugar comum quando se trata de comida turca, afinal, nem tudo se trata do tão conhecido döner kebab.

Venha entender mais sobre essa culinária rica, tradicional e que pode fazer diferença no seu food service.

Por que a comida turca está em alta no Brasil?

A popularidade das novelas turcas e atração por experiências multiculturais aumentaram o interesse pela comida turca no Brasil. Além do drama na tela, o público passou a apreciar sabores como zaatar[1]  e iogurte temperado (ayran).

Portanto, investir em pratos turcos pode ser uma grande oportunidade de negócio, pois você consegue aproveitar essa tendência e oferecer ao cliente pratos que façam ele se sentir imerso em outra cultura e gastronomia.

A influência das novelas e da cultura otomana

As tramas acompanham casamentos, festas nos palácios e reuniões familiares, sempre regadas a kebab, dolmas turcas e doces, como tulumba. O consumidor que acompanha as novelas também quer fazer parte deste imaginário, tendo como primeiro passo o desejo de provar receitas que representam a hospitalidade e tradição turca.

É neste momento que você deve apostar na tendência e trazer pratos com ingredientes típicos para o food service, seja no salão ou por delivery, atendendo a uma demanda maior de clientes. Inclusive, se o novo cardápio for bem planejado e executado, seu negócio pode virar referência em comida turca. Já pensou nisso? 

Pratos turcos para incluir no cardápio

Há diversos pratos para diversas ocasiões, que podem funcionar como entrada, prato principal ou petisco para compartilhar.

Por serem pratos não tão conhecidos aqui no Brasil, coloque descrições detalhadas a respeito deles no seu menu, caso contrário seu cliente pode ficar receoso de pedir algo que ele não sabe bem do que é feito.

Kebab

Você pode revisitar o clássico sanduíche de döner kebab e criar um espetinho saboroso de cordeiro ou frango. Veja como preparar neste passo a passo:

Ingredientes:

  • 500 g de carne de cordeiro ou frango em cubos;
  • 1 cebola ralada;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 1 colher de chá de cominho e outra de páprica;
  • Sal;
  • Pimenta-do-reino;
  • 2 colheres de sopa de azeite.

Como fazer:

Misture todos os temperos e a carne e deixe marinar por 2h. Espete em palitos de madeira ou de inox e grelhe até dourar por fora e manter suculência por dentro. Sirva no pão sírio, tomates, cebolas e coalhada seca.[RC1]

Leia mais: 12 opções de comida árabe para diversificar o seu cardápio

Pide

Também chamada de pizza turca, o pide é uma comida turca que pede massas leves e aceita coberturas simples e criativas. Aprenda a fazer com poucos passos:

Ingredientes:

  • 400 g de farinha de trigo;
  • 200 ml de água morna;
  • 1 colher de chá de fermento biológico seco;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher de sobremesa de açúcar;
  • Para o recheio, use muçarela, espinafre refogado e ovo.

Como fazer:

Misture e amasse a farinha, o fermento, o açúcar, o sal e a água até formar uma massa lisa. Deixe descansar por 1h. Em seguida, abra a massa em pequenos discos, recheie e dobre as bordas em formato de canoa. Asse a massa por aproximadamente 5 minutos, retire, adicione o ovo cru no centro, e deixe assar por mais 7 minutos ou até que esteja dourada e o ovo mais firme.

Menemen

O menemen é uma versão turca de ovos mexidos, bem colorida e perfumada, e leva mais ingredientes do que a versão brasileira. Também contamos como fazer: 

Ingredientes:

  • 4 ovos;
  • 2 tomates maduros picados;
  • 1 pimentão verde em cubos;
  • 1 cebola pequena picada;
  • Sal;
  • Pimenta-do-reino;
  • Páprica doce;
  • Cheiro-verde.

Como fazer:

Refogue a cebola e o pimentão no azeite até murchar. Adicione os tomates e, depois de cozidos, acrescente ovos batidos com sal, pimenta-do-reino e páprica doce. Mexa suavemente até chegar a um ponto cremoso e finalize com cheiro-verde.

Dolma turca

As dolmas turcas são vegetais diversos recheados. No Brasil, o que pode fazer bastante sucesso é rechear folhas de uva ou de repolho com arroz temperado, carne moída e especiarias, como canela e pimenta, e cozinhar lentamente em um caldo cítrico com limão e azeite. É um prato leve, servido quente ou frio, ótimo para uma entrada ou acompanhamento.

Çorba

Çorba

Çorba é um termo usado para sopas turcas, que vão do clássico Mercimek Çorbası (sopa de lentilha vermelha com limão e páprica) a caldos de iogurte ou de legumes. Tem consistência cremosa e pode ser servida em porções individuais para abrir o apetite.

Gözleme

O Gözleme, também conhecido como pão turco, é uma massa fina de trigo recheada com ingredientes como espinafre, queijo, carne ou batata, dobrada e grelhada até ficar dourada e crocante. Funciona bem como um lanche rápido ou como entrada.

Manti

O manti é uma massa que lembra bastante um ravioli. O molho, porém, retira toda a possível atmosfera italiana do prato e puxa para o lado otomano. Olha o modo de preparo:

Ingredientes:

  • 300 g de farinha;
  • 1 ovo;
  • 100 ml de água;
  • 200g de carne moída temperada com sal, pimenta, cebola e hortelã para o recheio.

Como fazer:

Abra a massa de maneira bem fina e corte em quadrados de aproximadamente 4 

centímetros. Coloque o recheio no centro, dobre formando triângulos e una as pontas. Cozinhe em água fervente por 5 minutos e sirva com manteiga derretida e iogurte com alho.

Mercimek köfte

Mercimek köfte

O mercimek köfte é uma espécie de almôndega turca na versão vegana, pois é feita de lentilha vermelha cozida e trigo para quibe fino, temperado com cebola, pasta de tomate e especiarias. Moldado em formato alongado e servido frio, acompanha folhas verdes ou pão sírio. É um clássico da comida turca tradicional.

İnegöl köfte

Almôndega tradicional de İnegöl (região da Turquia), o İnegöl köfte é feito com carne bovina e suína moídas, sal, limão e um pouco de cebola. Grelhada ou assada, tem textura macia e um sabor bem suave.

Leia também: Comida peruana: 7 pratos autênticos e versáteis para transformar seu cardápio 

Su böreği    

O su böreği é um prato de comida turca tradicional folhado salgado bem leve e com recheio cremoso feito com camadas de massa filo, queijo branco e ervas, alternadas com manteiga ou azeite. É assado até dourar.

Börek

O Börek é um folhado recheado que pode ser servido em pedaços ou rolinhos e pode fazer sucesso no seu restaurante. Veja como preparar.

Ingredientes:

  • 200 g de massa filo fresca ou congelada;
  • 150 g de queijo feta ou ricota;
  • 1 ovo e salsinha picada;
  • 50 g de manteiga derretida.

Como fazer:

Misture o queijo, o ovo e a salsinha e reserve. Sobreponha 4 folhas de massa filo pinceladas com manteiga. Espalhe o recheio de queijo feta ou ricota sobre a massa, deixando uma pequena borda dos dois lados.

Dobre as bordas sobre o recheio e enrole, formando um rolo. Transfira para uma assadeira e passe o restante da manteiga derretida sobre a massa. Leve ao forno a 200 °C até dourar, o que deve levar aproximadamente 25 minutos.

Manjar turco

O manjar turco é uma sobremesa feita com suco de laranja, amido de milho e açúcar, perfumada com água de flor de rosas ou suco de limão. Quando pronta, lembra uma bala de goma por conta da textura macia e delicada e representa bem a comida turca tradicional.

Tulumba

Docinho frito de massa ligeiramente doce, é feito com farinha e ovos e depois imerso em calda de açúcar e limão. Crocante por fora e macio por dentro, é presença certa em confeitarias turcas. A tulumba lembra bastante os churros, mas não tem adição de canela. 

Muhallebi

O muhallebi é um creme doce à base de leite e amido, suave e levemente perfumado com baunilha ou água de rosas. Servido frio, pode vir com canela polvilhada por cima ou acompanhado de compotas de frutas.

Bebidas e cafés da cultura turca

A Turquia é berço de bebidas que carregam história e tradição. Além do famoso café turco (Türk Kahvesi), encorpado e servido com as borras no fundo da xícara, o chá turco (çay) é tomado a qualquer hora do dia.

Para refrescar, há o ayran, mistura de iogurte, água e sal que limpa o paladar entre uma garfada e outra de kebab. Já no inverno, experimente o boza, uma bebida fermentada   espessa e levemente adocicada, feita de milho ou trigo, costumeiramente adoçada com canela.

Se quiser realmente trazer a comida turca para seu food service, ofereça o şalgam suyu, um suco picante de nabo fermentado que acompanha kebabs, e o salep, preparado com pó de orquídea e leite quente, perfeito para noites frias.

Para harmonizar pratos e criar um momento mais festivo, inclua o rakı, licor com sabor de anis que fica leitoso ao juntar água, e torne o seu cardápio um convite ao descobrimento dos sabores exóticos da Turquia.

Confira: Empanadas argentinas podem ser entrada ou prato principal; veja ideias

Como servir o café turco de forma tradicional

O café turco pode ser mais fácil ainda de conquistar seus clientes, afinal, o brasileiro adora um cafezinho após o almoço.

Para fazer o café turco, use o cezve, o recipiente com cabo típico para este café, água filtrada e café moído finíssimo. Ferva brevemente e sirva em xícaras pequenas, acompanhado de água gelada e um docinho, como a tulumba.

Aliás, veja dicas criativas para servir um café da manhã aos clientes e transforme a primeira refeição do dia em uma experiência irresistível com nosso guia.

Como adaptar a cozinha turca ao seu negócio

No Brasil, não é necessário ser preciosista e oferecer uma comida tradicional de outro país exatamente da forma em que fazem por lá. Você pode adaptar as comidas turcas à realidade brasileira, isto é, com ingredientes encontrados por aqui. Inclusive, esse toque tropical pode ser um diferencial no seu negócio.

Pesquise seu cliente e traga pratos que tenham já alguma semelhança com o que ele já provou na vida. Pelo fato de a culinária turca ser muito rica, você consegue muitas opções para fazer esse experimento.

Versões simplificadas para food service

Você pode também deixar essa oferta mais fácil. Para isso, monte kits de döner kebab em wraps prontos para o cliente finalizar com molhos.

Pré-asse pides em porções menores para apenas gratinar no forno elétrico antes de servir. Isso te faz ganhar agilidade na hora de servir.

Itens que surpreendem e têm boa saída

O su böreği em porção de finger food, com camadas de massa filo com queijo é uma boa entrada. Você também pode apostar no mercimek köfte, que são os bolinhos de lentilha vermelha e trigo para quibe, veganos e econômicos. Por fim, monte o inegöl köfte em formato de hambúrguer.

Se você quiser aprender mais sobre como apresentar seus pratos, a Academia UFS oferece um curso gratuito que te ensina técnicas e dicas profissionais.

Conquiste clientes com a Turquia no seu cardápio

Colocar a comida turca no cardápio é estender a hospitalidade otomana ao seu restaurante. Se tiver oportunidade, invista em decoração temática, música ambiente e storytelling. Apresente cada prato com sua origem e curiosidades. Diferencie-se da concorrência e fidelize quem busca sabores internacionais sem sair da cidade.

Que tal investir em food truck de comida turca? Fizemos um artigo completo sobre este modelo de negócio, contando quanto custa, os tipos e os benefícios de investir em uma lanchonete móvel da sua marca. 

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu