Foi do Peru que saiu um prato leve, refrescante e cheio de tradição que conquistou pessoas em todo o mundo. Estamos falando do ceviche peruano, um prato simples, mas com sabor sofisticado, que você pode também servir no seu restaurante e fidelizar aqueles que querem novas experiências para o paladar.
Basta ter em mente que, por ser feito de peixe cru, o prato precisa ser fresquíssimo. Escolha bem o seu fornecedor, aprenda a arte de fazer o leche de tigre, como é chamada a marinada cítrica que envolve o peixe, e encante seus clientes.
O que é ceviche e por que ele conquistou o mundo
O ceviche peruano é um prato feito com peixe cru temperado com suco de limão (modo mais simples) ou, a receita tradicional, com “leite de tigre” (que vamos falar mais abaixo), temperado com pimenta e cebola. A acidez “cozinha” o peixe sem uso de calor, e isso preserva a textura delicada e o aroma fresco do peixe.
Origem do ceviche: das raízes andinas ao patrimônio cultural
Registros apontam que, em civilizações pré-incas, peixes e frutos do mar já recebiam as marinadas cítricas, feitas com frutas cítricas da região. É uma técnica antiga, trazida pelas civilizações andinas, que se tornou patrimônio gastronômico do Peru e símbolo de inovação na cozinha mundial.
Com a chegada dos colonizadores espanhóis, introduziu-se o limão e a cebola-roxa, o que o aproximou do ceviche atual. No século passado, restaurantes de Lima popularizaram o prato, que se espalhou pela América Latina e pelo mundo.
Diferenças entre ceviche peruano, equatoriano e outras variações
No Peru, a receita de ceviche, geralmente, é feita apenas com peixe, pimenta-aji e leche de tigre, marinada com limão e outros ingredientes que é adicionada pouco tempo antes de servir. De modo geral, é um prato rápido de se preparar.
No Equador, o ceviche também pode conter camarões e outros frutos do mar, e a marinada é mais farta e feita com mais antecedência.
No México, a base é como a do ceviche peruano, de peixe, porém adiciona-se tomates, jalapeño, avocado, pepino e, claro, folhas de coentro. Isso prova que o ceviche é um prato adaptável e você pode variar a receita tradicional e criar uma com um toque só seu.
Como fazer ceviche: ingredientes e técnicas essenciais
A base de um ótimo ceviche está na qualidade do peixe! Por isso, siga as dicas abaixo para reproduzir o autêntico ceviche peruano.

Escolha do peixe: frescor e tipos ideais para ceviche
Frescor é igual a sabor. E, claro, segurança alimentar. Portanto, escolha entre os exemplares mais frescos para criar o seu ceviche. Fique atento à data de pesca, à textura e ao odor. Compre sempre em fornecedores de confiança e mantenha o pescado sob refrigeração até a hora do preparo.
O bom é que há várias espécies de peixe que podem ser usados para o preparo do ceviche peruano. Peixes de carne firme e sabor suave, porém, funcionam melhor. As melhores opções são robalo, corvina, linguado, tilápia e badejo.
Preparando o leite de tigre: o segredo do sabor autêntico
Chamado também de leche de tigre, ele nada mais é do que a marinada do peixe. O preparo é simples.
Ingredientes:
- 200 ml de suco de limão-tahiti (cerca de 4 limões médios);
- 100 ml de água gelada;
- 1 colher (sopa) de azeite;
- 1 pedaço pequeno de gengibre ralado;
- 1 dente de alho pequeno, amassado;
- 1 folha de coentro picada;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Como preparar:
Misture, em um recipiente, o suco de limão e a água gelada. Acrescente o azeite, o gengibre ralado e o alho amassado. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe repousar por uns cinco minutos para que os sabores se integrem. Em seguida, coe a mistura. Está pronto o seu leite de tigre.
Receita de ceviche peruano tradicional
Agora que você já tem o leite de tigre pronto, vamos te ensinar a fazer ceviche.
Ingredientes:
- 500 g de filé de robalo, corvina ou outro peixe de sua preferência, sem pele e sem espinhas, cortado em cubos de aproximadamente 2 cm;
- 1 cebola-roxa média, fatiada em meias-luas bem finas (corte julienne);
- 1 pimenta-aji (ou dedo-de-moça), sem sementes e picadinha;
- Folhas de coentro a gosto, picadas;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- Leche de tigre que você já preparou.
Como preparar:
Tempere o peixe com uma pitada de sal e pimenta, coloque em uma tigela e cubra com a marinada (leite de tigre). Deixe o peixe imerso na marinada por cinco minutos, mexendo suavemente na metade do tempo. Misture a cebola-roxa, a pimenta e o coentro e está pronto para colocar nos recipientes individuais e servir.
Leia também: Saiba como usar os temperos essenciais na cozinha para impulsionar o seu negócio
Tempo de marinada: como alcançar a textura perfeita
Se você estranhou o pouco tempo de marinada, duvidando se o peixe ficaria macio e suculento, saiba que, de fato, cinco a sete minutos são suficientes para o peixe fixar sabor e manter firmeza. Marinadas mais longas “cozinham” demais a carne, tornando-a dura. Ajuste o tempo conforme o tamanho dos cubos de peixe.
Acompanhamentos que realçam o ceviche
Para criar um prato cheio de cores e texturas, complemente o ceviche peruano com acompanhamentos que representam a cultura e a comida peruana.
Batata-doce e milho: os clássicos peruanos
Cozinhe a batata-doce em rodelas[RC4] com sal até ficar macia, mas firme. Escorra. Cozinhe as espigas de milho com sal até ficarem macias e escorra. O sabor contrasta com o cítrico do ceviche e se torna um ótimo acompanhamento.

Chips de banana-da-terra e guacamole: toques tropicais
Servir ceviche com chips de banana-da-terra é um clássico peruano, porque dá uma crocância a mais ao prato. Já o guacamole entra mais na versão mexicana do prato, mas combina igualmente bem.
Para preparar as bananas-da-terra, corte-as em fatias finas e reserve. Aqueça o óleo a 160º graus e faça uma fritura de imersão com as bananas, até que estejam douradas. Escorra-as em um papel toalha e adicione sal a gosto.
Para o guacamole, não é necessário perder tempo. Amasse grosseiramente 1 abacate, misture o suco de 1 limão, coentro picado, 1 tomate picado sem sementes e adicione sal.
Saladas frescas: combinações leves e crocantes
Uma salada simples já se torna um ótimo acompanhamento para o ceviche. Salada de rúcula, de alface ou agrião são interessantes como acompanhamento.
Se você quiser fazer algo diferente, aposte na salada de pepino e rabanete. Veja como fazer.
Ingredientes:
- 1 pepino;
- 4 rabanetes;
- Folhas de coentro;
- Azeite, sal e limão.
Como preparar:
Fatie o pepino e o rabanete em fatias finas. Misture com o coentro, tempere com o azeite, o sal e um pouquinho de limão. Está pronto para servir!
Leia também: 4 receitas de salada no pote para surpreender os clientes
Dicas para servir ceviche no food service
Ambiente, apresentação e logística garantem que o ceviche peruano chegue ao cliente com qualidade. E, claro, seu cliente precisa saber que você tomou todo o cuidado com segurança alimentar em relação ao peixe, portanto deixe-o saber que o peixe é, de fato, fresco.
Apresentação e montagem: como encantar visualmente
O cliente também come com os olhos, então capriche na apresentação e encante-o antes mesmo da primeira garfada. Uma forma de aguçar o paladar é servir o ceviche em tigelas transparentes ou em taças.
Isso permite que o cliente visualize a suculência do ceviche com o caldo que se acumula no fundo da taça. Decore com tiras finas de cebola e folhas de coentro.
Adaptações para sistemas de self-service e delivery
Apesar de o prato estar mais popular atualmente, nem todos sabem o que é ceviche. Por isso, em buffets, sinalize quais são os ingredientes que compõem a receita do seu ceviche.
Para manter o frescor do ceviche peruano, disponha-o em porções pequenas, mantendo bastante gelo embaixo do recipiente para conservar a temperatura baixa. Se necessário, faça reposições mais frequentes.
No delivery, use embalagens térmicas e compartimentos separados para o peixe e os acompanhamentos. Isso evita que a marinada amoleça os chips, por exemplo.
Harmonizações: bebidas que complementam o ceviche
Para uma experiência peruana mais autêntica, você pode escolher uma bebida de lá para servir com o ceviche. Ofereça o pisco sour, um drink alcoólico que leva limão, açúcar, pisco (uma aguardente peruana feita com uva) e clara de ovo.
Ingredientes:
- 100ml de pisco;
- 100ml de suco de limão;
- 3 colheres (sopa) de açúcar;
- 1 clara de ovo;
- Cubos de gelo;
- Rodelas de limão para decorar.
Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata por um minuto. Coloque nos copos com gelo, decore a borda com rodelas de limão e sirva!
Cervejas leves ou vinhos brancos também são bons acompanhamentos para o ceviche peruano.
Planeje e inove com ceviche no seu cardápio
Para colocar o ceviche no cardápio, o primeiro passo é procurar fornecedores que garantam pescado realmente fresco e com bom preço.
Depois, se o seu restaurante for buffet self-service, invista em campanhas de marketing online e comunique aos clientes quais serão os dias que você vai servir culinária peruana. Isso cria expectativa e atrai um público fiel.
Por fim, lembre-se de que o peixe costuma ter custo mais elevado, então analise bem para precificar cada porção levando em conta todos os insumos e a margem necessária para manter o seu lucro protegido.
Confira: Como fazer ficha técnica: dicas para implementar em seu food service