Para que seu delivery prospere, uma das etapas essenciais é dar atenção à avaliação do cliente. Com essa informação em mãos, você terá dados valiosos para o aprimoramento do seu negócio e será mais fácil gerar experiências positivas para o cliente, impactando consequentemente na avaliação que ele fará.
Isso é importante pois, nos últimos anos, aumentou muito a competitividade no universo da gastronomia. E você deve imaginar que, antes de escolher o restaurante, padaria ou lanchonete, o cliente tem estado cada vez mais atento e habituado a pesquisar bastante antes de fazer sua escolha!
Assim, daremos neste artigo dicas de estratégias para incentivar a avaliação do cliente e de como trabalhar para que a experiência no seu delivery seja positiva.
A importância da avaliação para o seu delivery
Como sabemos que a sua intenção é encantar e fidelizar seu público, você deve saber que a avaliação do cliente é uma ferramenta poderosa e pode ser um aspecto crucial para que outras pessoas tomem a decisão de pedir delivery no seu estabelecimento.
Confira os benefícios de incentivar a avaliação de satisfação do cliente:
- Ajuda seu negócio a se tornar uma das primeiras opções do consumidor;
- Estar aberto à avaliação negativa e positiva, aumenta a confiança do cliente;
- Oferece insights para melhorar sua operação e necessidades do seu público;
- Ao ouvir comentários, você identifica tendências que agradam os clientes;
- É uma oportunidade para fortalecer o relacionamento e construir uma comunidade.
Como oferecer incentivos atrativos para receber mais avaliações positivas?
Para melhorar a qualidade do seu serviço, sugerimos as principais estratégias para incentivar a avaliação de satisfação do cliente!
1. Overdelivery
Se você não está familiarizado com o termo “overdelivery”, ele faz referência a uma estratégia em que o food service “entrega mais”, ou seja, surpreende o cliente de maneira não esperada. Pode ser por conta da apresentação dos pratos, temperatura ideal ou a embalagem adequada. Esses simples fatores podem deixar uma boa impressão e incentivar uma avaliação do cliente positiva para o estabelecimento.
2. Contato pós-venda
O contato pós-venda é fundamental para encorajar o feedback de clientes! Para que essa estratégia seja viável, tenha um número de telefone do consumidor para enviar mensagens depois da venda.
Você pode entrar em contato com a pessoa para perguntar como foi o atendimento, como foi a entrega do pedido, se chegou em perfeito estado ao destino e se estava da maneira que pediu. Vale até criar uma nota para cada tópico.
3. Pesquisas de satisfação
A pesquisa de satisfação para avaliação do cliente é uma das melhores maneiras de ter uma noção clara do que o consumidor pensa sobre o seu negócio. Tenha um contato telefônico para enviar a pesquisa de um jeito mais prático e faça perguntas específicas para obter resultados exatos.
Idade, bairro, Estado e preferências alimentares podem ser um bom começo para montar o documento. Isso irá ajudar você a mapear seu público-alvo e ajudar a melhorar desde o cardápio, apresentação, atendimento até aspectos do serviço de delivery. Ao final, deixe um espaço aberto para comentários.
4. Mídias sociais
As redes sociais são uma forma simples e eficaz de colher feedbacks e ter uma maior interação com seus seguidores. Através de postagens e publicações nos stories, faça enquetes, perguntas e deixa a caixinha de perguntas aberta para receber a avaliação do cliente. Troque informações e esteja aberto a novas opiniões e sugestões.
5. Programa de fidelidade
E que tal criar um programa de fidelidade para estimular a avaliação dos clientes? Por exemplo: ofereça desconto nas refeições caso a pessoa registre um comentário sobre seu food service. Você ainda pode dar uma bebida, uma sobremesa ou um acompanhamento grátis para quem deixar opinião.
Formas de tornar mais amigável e simples a avaliação do cliente
Formas mais amigáveis colaboram bastante para estimular a avaliação do cliente, que costuma desistir quando esse processo possui muitas etapas. Assim, pensamos algumas dicas para te ajudar a criar um modelo simples e fácil:
- Facilite o processo de avaliação, pois a burocracia pode desanimar o cliente;
- A avaliação deve ser breve para que a pessoa não perca tempo;
- Deixe o cliente à vontade para fazer a avaliação no momento que quiser;
- Permita que avaliação seja anônima para deixar o cliente mais livre;
- Agradeça o feedback enviado com uma mensagem simpática e educada.
Agora que está bem-informado sobre como promover a avaliação do cliente e criar um modo de trabalhar que torne a experiência positiva, esteja atento aos erros mais comuns no atendimento que seu estabelecimento deve evitar. Lembre-se: um cliente satisfeito é um cliente fiel!