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Para que seu delivery prospere, uma das etapas essenciais é dar atenção à avaliação do cliente. Com essa informação em mãos, você terá dados valiosos para o aprimoramento do seu negócio e será mais fácil gerar experiências positivas para o cliente, impactando consequentemente na avaliação que ele fará.

Isso é importante pois, nos últimos anos, aumentou muito a competitividade no universo da gastronomia. E você deve imaginar que, antes de escolher o restaurante, padaria ou lanchonete, o cliente tem estado cada vez mais atento e habituado a pesquisar bastante antes de fazer sua escolha!

Assim, daremos neste artigo dicas de estratégias para incentivar a avaliação do cliente e de como trabalhar para que a experiência no seu delivery seja positiva.

A importância da avaliação para o seu delivery

Como sabemos que a sua intenção é encantar e fidelizar seu público, você deve saber que a avaliação do cliente é uma ferramenta poderosa e pode ser um aspecto crucial para que outras pessoas tomem a decisão de pedir delivery no seu estabelecimento.

 

Confira os benefícios de incentivar a avaliação de satisfação do cliente:

  • Ajuda seu negócio a se tornar uma das primeiras opções do consumidor;
  • Estar aberto à avaliação negativa e positiva, aumenta a confiança do cliente;
  • Oferece insights para melhorar sua operação e necessidades do seu público;
  • Ao ouvir comentários, você identifica tendências que agradam os clientes;
  • É uma oportunidade para fortalecer o relacionamento e construir uma comunidade.

Como oferecer incentivos atrativos para receber mais avaliações positivas?

Para melhorar a qualidade do seu serviço, sugerimos as principais estratégias para incentivar a avaliação de satisfação do cliente!

1. Overdelivery

Se você não está familiarizado com o termo “overdelivery”, ele faz referência a uma estratégia em que o food service “entrega mais”, ou seja, surpreende o cliente de maneira não esperada. Pode ser por conta da apresentação dos pratos, temperatura ideal ou a embalagem adequada. Esses simples fatores podem deixar uma boa impressão e incentivar uma avaliação do cliente positiva para o estabelecimento.

2. Contato pós-venda

O contato pós-venda é fundamental para encorajar o feedback de clientes! Para que essa estratégia seja viável, tenha um número de telefone do consumidor para enviar mensagens depois da venda.

Você pode entrar em contato com a pessoa para perguntar como foi o atendimento, como foi a entrega do pedido, se chegou em perfeito estado ao destino e se estava da maneira que pediu. Vale até criar uma nota para cada tópico.

 3. Pesquisas de satisfação

A pesquisa de satisfação para avaliação do cliente é uma das melhores maneiras de ter uma noção clara do que o consumidor pensa sobre o seu negócio. Tenha um contato telefônico para enviar a pesquisa de um jeito mais prático e faça perguntas específicas para obter resultados exatos.

Idade, bairro, Estado e preferências alimentares podem ser um bom começo para montar o documento. Isso irá ajudar você a mapear seu público-alvo e ajudar a melhorar desde o cardápio, apresentação, atendimento até aspectos do serviço de delivery. Ao final, deixe um espaço aberto para comentários.

4. Mídias sociais

As redes sociais são uma forma simples e eficaz de colher feedbacks e ter uma maior interação com seus seguidores. Através de postagens e publicações nos stories, faça enquetes, perguntas e deixa a caixinha de perguntas aberta para receber a avaliação do cliente. Troque informações e esteja aberto a novas opiniões e sugestões.

5. Programa de fidelidade

E que tal criar um programa de fidelidade para estimular a avaliação dos clientes? Por exemplo: ofereça desconto nas refeições caso a pessoa registre um comentário sobre seu food service. Você ainda pode dar uma bebida, uma sobremesa ou um acompanhamento grátis para quem deixar opinião.

Cliente avaliando experiência em food service para ganhar desconto do programa de fidelidade.

Formas de tornar mais amigável e simples a avaliação do cliente

Formas mais amigáveis colaboram bastante para estimular a avaliação do cliente, que costuma desistir quando esse processo possui muitas etapas. Assim, pensamos algumas dicas para te ajudar a criar um modelo simples e fácil:

  • Facilite o processo de avaliação, pois a burocracia pode desanimar o cliente;
  • A avaliação deve ser breve para que a pessoa não perca tempo;
  • Deixe o cliente à vontade para fazer a avaliação no momento que quiser;
  • Permita que avaliação seja anônima para deixar o cliente mais livre;
  • Agradeça o feedback enviado com uma mensagem simpática e educada.

Agora que está bem-informado sobre como promover a avaliação do cliente e criar um modo de trabalhar que torne a experiência positiva, esteja atento aos erros mais comuns no atendimento que seu estabelecimento deve evitar. Lembre-se: um cliente satisfeito é um cliente fiel! 

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