Menu

O Japão é tendência! A comida japonesa é uma das mais queridas em restaurantes e, por aqui, sempre surgem novas versões dos pratos clássicos para se adaptarem melhor ao paladar brasileiro.

A importância da comida japonesa para a nossa terra é inegável. Afinal de contas, o Brasil tem a maior comunidade japonesa fora do Japão! E não somos só nós que somos fãs declarados: em 2013, a culinária tradicional japonesa, o washoku, foi considerado um Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela UNESCO.

Pegou a importância? Então chegou a hora de embarcar nessa com a gente.

O que é comida japonesa?

A culinária japonesa é dominada pelo arroz branco, que traz consigo algum acompanhamento (geralmente peixe, carne ou legume), que leva o nome de okazu. Por ser um país composto por diferentes ilhas, a comida japonesa utiliza muito o peixe, assim como a culinária mediterrânea.

Pratos japoneses frios geralmente têm como base o arroz, como em sushis e onigiris, e podem levar peixes crus ou cozidos, conservas e algas. Curiosidade: apesar da popularidade do sushi no Brasil, ele não é consumido com tanta frequência no Japão!

No dia a dia, o consumo de pratos japoneses quentes é maior: entre esses, destacam-se os que geralmente levam carnes e vegetais, como ramen, karê e hambúrguer. Além disso, há muito consumo de alimentos empanados e fritos.

De sobremesa, não faltam opções gostosas para os amantes da comida japonesa. Doces feitos com massa de arroz são bem populares no Japão, como o mochi, o dango e o daifuku. E, claro, não pode faltar o manju recheado com pasta de feijão azuki, e a clássica gelatina de café!

 

Quais os principais ingredientes da culinária japonesa no país?

Você sabia que há comidas japonesas que só existem no Brasil?

Fizemos várias abrasileirações nessa culinária ao longo do tempo, e incluímos nos pratos típicos japoneses vários ingredientes que os japoneses nem sonham! Exemplo clássico: o uso do cream cheese no sushi (no Japão, muitas vezes esse prato é consumido com um pouco de maionese). Nós também usamos mais shoyu do que os japoneses.

Temos adaptações do clássico arroz enrolado em alga que seriam considerados polêmicos para o terra do sol nascente, como hambúrguer de sushi, sushis doces e até mesmo o amado hot roll, que não existe no Japão! É muito comum, ainda, a utilização de peixes que habitam os nossos rios, como a Tilápia, para substituir o Salmão e o Atum.

Pratos japoneses para implementar no seu negócio

Agora que você sabe um pouco mais sobre como funciona a cozinha do Japão no Brasil, já pensou em experimentar novos ares no seu negócio? Aproveite para incluir alguns pratos da comida japonesa no seu menu, a gente garante que os seus clientes vão se surpreender!

Aí vão algumas das nossas melhores receitas de pratos quentes japoneses, e uma do clássico e delicioso sushi!

 

Ramen

Ramen dish

Ingredientes

Para o caldo:

●      1 kg de Lombinho de porco limpo

●      3l de Caldo de Carne Knorr

●      200g de Legumes picados

●      0,1l de Molho teriyaki

Para o ramen:

●      400g de Cogumelos

●      400 g de Cenouras em rodelas         

●      200 g de Alho em rodelas finas         

●      600 g de Noodles       

●      350 g de Folhas de espinafre

●      5 Ovos cozidos

●      10g de Cebolinha picada   

    

Modo de Preparo

Para o caldo:

Core o lombinho de ambos os lados e reserve. Adicione os legumes picados no Caldo de Carne Knorr juntamente com a carne e o molho teriyaki, e deixe cozinhar em fogo baixo durante 30 minutos. Em seguida, retire a carne.

Para o ramen:

Ferva o caldo e cozinhe os cogumelos, a cenoura e o alho. Hidrate e escorra os noodles, e coloque-os em um bowl juntamente com o espinafre e os legumes cozidos. Por cima, adicione a carne e o caldo. Finalize com o ovo e a cebolinha.

 

Tempura de legumes com molho de tomate

molho de tomate

Ingredientes

●      1kg de Farinha

●      1l de Água

●      500ml de Água com gás

●      10g de Tempero Completo sem Pimenta Arisco

●      300g de Abóbora em palitos

●      300g de Berinjela em palitos

●      300g de Abobrinha em palitos

●      300g de Alho em fatias finas

●      5l de Óleo

●      1l de Base de Tomate Desidratado Knorr

 

Modo de Preparo

Adicione a água à farinha de trigo e mexa até obter uma mistura homogênea. Tempere com o Tempero Completo sem Pimenta Arisco. Passe a mistura nos legumes e frite no óleo quente. Sirva com a Base de Tomate Desidratado Knorr.

 

Sushi de atum com maionese

Sushi de atum com maionese

Ingredientes

●      200g de Arroz japonês

●      10g de Açúcar

●      3g de Sal

●      45ml de Vinagre de arroz

●      360ml de Água

●      Folhas de alga Nori

●      1 lata de Atum em conserva

●      Maionese Hellmann’s

 

Modo de Preparo

Lave o arroz e cozinhe por 20 minutos. Em uma panela adicione o vinagre e o açúcar e misture em fogo baixo até dissolver, então misture ao arroz cozido. Misture o atum com a maionese. Coloque a alga em uma esteira, espalhe o arroz e, ao lado, o atum misturado à maionese - enrole. Corte o rolo em pedaços e sirva.

Anotou tudo? Então agora é hora de colocar em prática as dicas que demos. A comida japonesa vai dar o que falar entre seus clientes!

Se quiser tornar o seu negócio ainda mais internacional, que tal dar uma olhada nos nossos conteúdos sobre culinária italiana e mexicana, ou até mesmo fazer uma viagem nacional pelo nosso artigo de comida brasileira?

 

 

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu