Definir a o que é cozinha contemporânea, à primeira vista, é como definir o Brasil. Ou seja, trata-se de uma mescla entre beleza, culturas e tradições de diversas partes do mundo
Comparações e analogias à parte, a culinária contemporânea explora muitas possibilidades, sabores e aromas, funcionando como ponto de partida para dar asas à imaginação de qualquer chef que se preze. Para entender melhor o que é a cozinha contemporânea e saber como incorporá-la no seu negócio, continue com a gente.
O que significa cozinha contemporânea
A história da gastronomia contemporânea é repleta de influências que vêm de diversas partes do mundo. Por definição, ela não segue regras rígidas, e é uma mistura de tendências que dá liberdade para a atuação dos chefs.
Os profissionais, quando investem na culinária contemporânea, podem utilizar referências de cozinha clássica, culturas diferentes consolidadas na gastronomia ou não, tecnologia e, principalmente, imaginação.
Quando se pensa sobre o que é cozinha contemporânea, pensamos em mais liberdade do que em conceitos. A liberdade na cozinha contemporânea permite que se use a criatividade nos pratos, tanto nos sabores quanto nos aromas, texturas e apresentações.
Se destacam nesse meio, portanto, profissionais que conhecem muito bem a gastronomia como um todo, e conseguem explorar todas as facetas dos alimentos. A origem dessa culinária tão rica de possibilidades remete às cozinhas francesa, italiana, espanhola, portuguesa, árabe, oriental e brasileira. E ela navega tanto entre cozinhas rústicas contemporâneas assinadas por grandes chefes quanto em cozinhas contemporâneas pequenas e iniciantes.
A ousadia de chefs de cozinha em oferecer experiências diversas é o que torna a culinária algo tão especial, e se o ato de comer envolve todos os sentidos, essa é a oportunidade perfeita para encantar um cliente por completo.
Características da cozinha contemporânea
A cozinha contemporânea, apesar de não seguir um cânone, possui algumas características que a diferencia das demais. Destacamos cinco delas para você:
- A cozinha estilo contemporâneo é muito utilizada em centros urbanos;
- Como principal atributo, está a flexibilidade na preparação dos pratos do menu contemporâneo;
- O cardápio da cozinha contemporânea permite reunir referências de diversas culturas e culinárias em um único prato;
- O estilo de decoração contemporâneo na gastronomia remete a sentimentos como a alegria, por ser geralmente colorido e fresco;
- Essa gastronomia pode utilizar de tecnologias na preparação e apresentação das receitas, mesclando clássico ao moderno sem perder a responsabilidade com a cultura e sabores da comunidade em que se insere.
Tendências da cozinha contemporânea
Entre as dicas dos nossos chefs para o seu negócio - as Food Trends 2022 -, elaboradas pela Chef Thais Gimenez, podemos identificar vários momentos de intersecção com a cozinha contemporânea. Principalmente ao pensarmos na faceta cultural desse movimento: os sabores asiáticos e mexicanos estão presentes em muito mais cozinhas atualmente, e permitem misturas muito originais.
As cozinhas taiwanesa, mexicana e coreana estão em receitas, temperos e técnicas, e podem combinar muito bem com outras cozinhas mais tradicionais, como a italiana: um toque asiático ou mexicano amplia sabores e aprofunda culturas.
Além disso, as cozinhas, em geral, estão se tornando cada vez mais democráticas, e isso tem tudo a ver com o que é cozinha contemporânea, já que ela amplia o acesso ao que antes era considerado apenas luxo.
Aqui, não focamos muito mais no fine dining, mas sim no fine eating, ou seja, conceito de comer muito bem e combinar as técnicas de chefs experientes em pratos acessíveis. A harmonização do luxo com o simples possibilita variações de sabores e de cozinhas.
Cardápio de cozinha contemporânea
O menu contemporâneo, assim como dita a própria culinária, depende muito da criatividade e versatilidade do chef. Por isso, para implementá-lo em seu negócio, tudo depende de como o profissional vai encarar esse desafio e, principalmente, se essa experimentação condiz com o público-alvo do restaurante.
Dessa forma, com um repertório multicultural vasto e olho-vivo nas tendências do food service, você só precisa de criatividade e imaginação para planejar um menu que vai da entrada até a sobremesa.
Divirta-se montando pratos inovadores, experimentando diferentes combinações e surpreendendo clientes. Para ajudar a desenvolver na prática o que é cozinha contemporânea, temos uma receita que pode servir de base para você explorar um menu.
Grão-de-bico Oriental
Ingredientes
- 1kg Grão de Bico em Conserva Profissional Bonduelle
- 50ml Molho Shoyu Knorr
- 30g Base de Tomate Desidratado Knorr
- 25g Amido de Milho Maizena
- 10g Tempero Mais Sabor Paprica Knorr
- 300ml Suco de laranja
- 200g Pimentão verde
- 120 g Cebola roxa
- 50ml Azeite
- 25ml Óleo de gergelim
- 30g Gergelim
- 200 g Brócolis
- 200 g Açúcar
Modo de preparo
- Em uma panela em fogo médio, adicione o suco de laranja, o açúcar e a Base de Tomate Desidratado Knorr. Misture e deixe ferver por 10 minutos. Reserve.
- Corte o pimentão e a cebola em cubos e solte o brócolis em pequenos ramos.
- Em uma panela em fogo alto, adicione o azeite e doure os legumes cortados.
- Adicione o Grão-de-Bico Bonduelle, o Molho Shoyu Knorr, o Tempero Mais Sabor Alho, Cebola e Páprica e o óleo de gergelim. Misture.
- Hidrate a Maizena com um pouco de água fria e adicione ao molho feito com o suco de laranja,
- Adicione na panela com o grão-de-bico e deixe ferver até o caldo engrossar e caramelizar tudo.
- Salpique o gergelim e pronto!
A mistura de ingredientes brasileiros com orientais torna esse grão-de-bico uma ótima forma de explorar tendências. Agora que você já sabe o que é cozinha contemporânea, navegue pelo nosso site em busca de mais inspirações e dê asas à sua imaginação.