Menu

Nos últimos anos, vimos crescer a procura e o consumo do pão de fermentação natural, que conquistou muitos consumidores e se tornou um produto importante e atrativo nas padarias. Nesse tipo de pão, podem ser acrescentados inúmeros ingredientes (ervas, frutas secas, etc), o que resulta em diferentes texturas, aromas e sabores.

Vem com a gente para saber mais do que é o pão de fermentação natural, as vantagens para o seu negócio e dicas para fazer essa opção ser um sucesso entre a sua clientela. E ainda contamos para você a diferença dos pães de fermentação natural em relação aos pães feitos com fermento químico e biológico. 

 

O que é pão de fermentação natural?

Conhecido também como pão de longa fermentação, normalmente tem um formato redondo ou oval, com uma casca mais crocante e resistente e um interior macio e aromático, com miolos cheio de alvéolos irregulares.

Os pães de fermentação natural são feitos a partir de um processo artesanal de fermentação em que é possível acompanhar todos os estágios do fermento até que fique pronto para consumo.

Sua produção depende da ação de micro-organismos presentes no ambiente e nos ingredientes, que consiste em misturar a farinha com água e deixar a massa ao ar por um tempo mais longo.

Pão de fermentação natural x pães com fermento químico e biológico

Como dono de padaria, você deve entender que pães de fermentação natural pedem uma preparação mais longa se comparado aos demais tipos de pães consumidos no dia a dia do brasileiro – e há ainda outras diferenças entre fermento químico biológico e natural.

Tanto o fermento industrial (químico e biológico) como o fermento natural possuem organismos vivos, chamados de “saccharomyces cerevisiae”. Porém, no caso da alternativa industrial, esses organismos ficam mais concentrados, o que faz a massa se desenvolver mais rapidamente.

O fermento usado no preparo do pão de fermentação natural tem como base farinha e água, resultando em uma concentração menor dos organismos vivos, fermentando o pão de maneira mais lenta.

 

Vantagens de incluir o pão de fermentação natural na sua padaria

De fato, o que conquista os consumidores é o sabor e a textura que o pão de fermentação natural oferece, pois mescla crocância e maciez. Ademais, há outras vantagens ao incluir este tipo de pão no seu menu.

Comparado ao tradicional "pão francês", o pão de fermentação natural é uma escolha frequente entre pessoas que não podem consumir glúten, já que a quebra do glúten da farinha acontece durante a fermentação (mais lenta), ou seja, antes da digestão, o que deixa a massa mais leve e de fácil digestão, gerando menos inchaço abdominal. 

E há ainda outras vantagens:

  • O sabor da massa é bem mais marcante, saboroso e aromático;
  • Tem índice glicêmico mais baixo se comparado aos pães com fermento industrial;
  • A digestão é mais fácil, sem deixar a sensação de "peso no estômago";
  • O cliente consegue armazená-lo por mais tempo na geladeira;
  • É mais leve, nutritivo e ajuda a aumentar a saciedade;
  • É perfeito para preparar diversos sanduíches com frios, legumes e proteínas.

 

Acompanhamentos para pão de fermentação natural

Falando em acompanhamentos, que tal montar lanches saborosos com pão de fermentação natural para chamar a atenção dos frequentadores da sua padaria?

Este tipo de pão combina com muitos recheios – folhas, legumes, proteínas, frios, ovos e, claro, molhos para dar uma cremosidade a mais. Uma opção que costuma fazer bastante sucesso entre os frequentadores de padaria é o famoso “avocado toast”, que leva abacate como base e ovo no topo. 

É claro que não pode faltar a boa e velha maionese, um ingrediente versátil e que pode ser usado em todos os preparos dos lanches. Fizemos uma seleção de molhos preparados com maionese para você montar sanduíches deliciosos e incrementar o cardápio para atrair mais clientes.

É importante também ficar por dentro dos tipos de maionese para ter sempre à mão no estoque de sua padaria. Existem maioneses que são sempre um sucesso entre os amantes de sanduiches, como as versões picante e defumada.

E se quiser ainda mais novidades em sua padaria, confira também diferentes tipos de fermentação para pães e receitas de lanches que vão enriquecer o seu menu. Assim, você com certeza aumentará as suas vendas e chamará atenção dos consumidores para o seu estabelecimento.

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu