Menu

E, diante disso, a culinária coreana também está em alta e conquistando cada vez mais adeptos pelo Brasil.

Para “surfar na onda” e investir na tendência dos ingredientes mais usados neste tipo de culinária, conheça alguns pratos para incluir no seu cardápio e atrair um novo público. 

Os sabores da comida coreana que conquistam os brasileiros

Para além da cultura pop, a Coreia se destaca também pela riqueza de sabores marcantes, que combinam doce, picante, azedo e umami.

Não é à toa que restaurantes especializados e food trucks que vendem comida coreana têm se multiplicado, especialmente em São Paulo, onde acontece a feira do Bom Retiro, que se tornou um ponto de referência para experimentar pratos autênticos.

Dito isso, se você pensa em investir na culinária coreana para variar o cardápio, separamos algumas opções de pratos que podem aumentar as vendas e a sua popularidade!

Além dos brasileiros, você pode expandir seu público e oferecer essa comida afetiva para os imigrantes da Coreia, pois através dos pratos do seu food service, eles podem relembrar as origens e se tornarem clientes fiéis, indicando, inclusive para pessoas próximas.

Kimchi: o acompanhamento fermentado que virou tendência

Detalhe para prato de kimchi coreano.

O kimchi é um acompanhamento clássico da culinária coreana, presente em quase todas as refeições e, portanto, um dos seus símbolos mais tradicionais. O prato é feito com repolho chinês fermentado e temperado com pimenta em pó, alho e gengibre. Confira o passo a passo:

Ingredientes:

  • 1 acelga (cortada em quartos) [RC1]
  • ½ xícara de sal grosso 
  • ½ xícara de gochugaru (pimenta coreana) 
  • ¼ xícara de açúcar 
  • ¼ xícara de molho de peixe (ou molho de soja) 
  • 5 dentes de alho picados 
  • 2 cm de gengibre ralado 
  • 1 maçã ou pera ralada (opcional) 
  • 2 cenouras (em palitos) 
  • 4 cebolinhas (cortadas) 

Como fazer:

1.      Prepare a acelga: cubra os pedaços com água salgada (½ xícara de sal + água). Deixe 1-2h. Enxágue e escorra;

2.      Prepare a pasta: misture gochugaru, açúcar, molho de peixe, alho, gengibre e maçã. Adicione cenoura e cebolinha;

3.      Monte o prato: passe a pasta entre as folhas do repolho. Coloque em um pote, pressionando bem;

4.      Deixe fermentar por 1-2 dias fora da geladeira, depois leve à geladeira. Fica pronto em 3-5 dias. 

Dica: quanto mais tempo fermentar, mais azedo fica.

Churrasco coreano: como adaptar o bulgogi ao seu cardápio

O bulgogi, conhecido como churrasco da culinária coreana, é feito com carne marinada em molho de soja, açúcar, alho e óleo de gergelim. Saiba como preparar uma versão à brasileira:

1.      Corte a carne em tiras finas;

2.      Prepare o molho: misture shoyu, molho de ostra, açúcar mascavo, alho picado, gengibre ralado, óleo de gergelim, cachaça e pimenta-do-reino;

3.      Marine a carne nessa mistura por 30 minutos;

4.      Refogue em fogo alto com um fio de óleo, adicionando cebola fatiada (e cenoura, se quiser) até dourar;

5.      Finalize com cebolinha picada e gergelim torrado.

Sirva com arroz branco, farofa de couve e salada.

Pratos coreanos ideais para restaurante e lanchonete 

Além dos pratos tradicionais da comida coreana, versões contemporâneas e de fácil preparo têm conquistado o público em lanchonetes e food trucks

Corndog e chikin coreano: versões modernas para lanchonetes

Outros dois destaques da culinária coreana que conquistaram espaço nas lanchonetes e feiras são o corndog coreano e o chikin.

O corndog coreano é uma variação do clássico americano, em que a salsicha é combinada com queijo, empanada em uma massa levemente adocicada.

Três unidades de corndog dispostos sobre bandeja preta, ao lado de potinho com ketchup.

Já o chikin (frango frito coreano) se destaca pela dupla fritura, que garante casquinha leve e extra crocante. Pode ser servido em versões apimentadas, com molho à base de gochujang, ou em versões doces, com mel e manteiga. Pode ser servido acompanhado de picles de rabanete, que confere uma acidez refrescante.

Esses pratos são ideais para cardápios rápidos e atraem o público jovem. 

Como usar ingredientes brasileiros na culinária coreana

Aproveitar temperos e vegetais locais é uma forma de tornar os pratos da culinária coreana mais acessíveis sem perder a essência. 

Receitas com japchae e bibimbap que valorizam o tempero local

Outros dois pratos que se destacam na culinária coreana são o japchae e o bibimbap. Uma forma de atrair um novo público, é unir a essência da gastronomia coreana dessas receitas com ingredientes brasileiros.

O japchae é um tradicional macarrão de batata-doce salteado com vegetais, que pode ser adaptado com abobrinha brasileira e pimentão amarelo.

Já o bibimbap é uma famosa tigela coreana de arroz coberto por vegetais salteados, ovo e molho picante. Uma ideia criativa é incluir a taioba, substituindo o espinafre.

Incluir esse toque coreano ao seu cardápio pode ser o que falta para o seu negócio!

Outra tendência que continua popular no mundo do food service é a comida italiana. Saiba o que caracteriza a tradicional culinária e em quais receitas apostar no seu restaurante.

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu