Existem algumas estratégias simples que podem melhorar a logística para delivery do seu negócio! Isso é muito importante quando você trabalha com entregas, em que a expectativa do serviço é que ele seja eficiente para atender as expectativas dos clientes, fidelizá-los e fazer com que queiram repetir a experiência.
Neste artigo, vamos destacar elementos importantes a respeito da logística de entrega, desde o planejamento de itinerário e as embalagens adequadas até as tecnologias que colaboram para oferecer um bom serviço ao consumidor. Vem com a gente!
1. Entenda as necessidades do seu negócio e do cliente
Por conta do crescimento do mercado de delivery, é importante que você esteja preparado para entrar nesta tendência e saiba vender bem no delivery. Mas, antes, é preciso ter um planejamento focado no seu modelo de negócio para que o cliente receba o pedido no prazo e com qualidade.
Em primeiro lugar, é necessário avaliar os custos de implantação de serviço de entrega para o seu estabelecimento e se terá lucro. Basta fazer algumas perguntas:
- Quantos motoboys devo contratar?
- Devo contratar motoristas de aplicativos e ciclistas entregadores?
- Qual será o tempo mínimo de entrega?
- Quais ferramentas posso usar para rastrear os pedidos?
- Quais aplicativos de food service irão atender meu restaurante?
- Qual será a taxa cobrada pelos pedidos?
- Minhas refeições chegarão com qualidade ao cliente?
- Como lidar com as possíveis reclamações dos clientes?
Ao ter a resposta para todas estas dúvidas, seu negócio tem grandes chances de prosperar, já que você, como empreendedor, está preparado para lidar com todas as etapas que envolvem a logística para delivery.
2. Otimize as rotas de entrega
Ao criar um itinerário de entrega inteligente, seus entregadores ganham agilidade e os pedidos chegam mais rápido ao destino, deixando os clientes mais satisfeitos com a compra e você garante que estas pessoas façam novas compras por conta da confiança no seu negócio.
Para que a sua logística para delivery seja benéfica para o cliente, use aplicativos específicos que ajudam a calcular as rotas e o tempo de entrega. Essa roteirização de entregas, além de calcular a melhor trajeto e realizá-lo dentro do prazo, mantêm a pessoa informada, já que pode acompanhar o motorista e saber a hora exata da entrega.
3. Invista em embalagens adequadas
Não é nada agradável receber um pedido e se decepcionar, seja pelo sabor, pela temperatura ou aparência do prato, certo? Padronize as embalagens dos pedidos para se certificar de que as refeições chegarão fresquinhas e gostosas ao destino.
Hoje, muitos estabelecimentos se preocupam com sustentabilidade e, por isso, optam por embalagens de papelão, material que pode ser reciclado e tem mais resistência durante o trajeto, garantindo a conservação, a temperatura dos alimentos e, claro, uma boa experiência para o cliente.
Agora, se não quer ter esse custo mais elevado, uma boa alternativa é a embalagem de papel, igualmente resistência, já que preserva a temperatura da comida e que pode ser levada tanto aos fornos tradicionais e micro-ondas quanto ao freezer. Mas, nada impede que você escolha outros tipos, como isopor e alumínio.
4. Implemente ações sustentáveis
Além de embalagens que podem recicladas, crie uma logística para delivery com práticas sustentáveis. Uma dessas medidas é fazer o reaproveitamento dos alimentos para combater o alto desperdício. Além de fazer bem ao meio ambiente, você acaba gerando mais economia na cozinha, já que irá usar os mesmos insumos para preparar pratos diferentes.
5. Escolha uma tecnologia de rastreamento
Já existem softwares que ajudam a rastrear os pedidos e reduzir seus custos com transporte considerando pontos como: distância do destino, tráfego do dia, pesquisar por obras nas áreas próximas, ter combustível suficiente para completar o trajeto e a segurança nas ruas em que o motoboy irá passar, evitando áreas com alto índice de roubos.
As tecnologias de rastreamento na logística para delivery facilitam para que você monitore os envios dos pedidos em tempo real, por exemplo o Google Maps ou Waze, mas há outras opções no mercado.
6. Capacite os seus entregadores
Como sabemos, os entregadores são responsáveis por entregar um produto de qualidade ao cliente! Dito isso, é essencial que estes profissionais causem uma boa impressão na hora da entrega. No caso de quem prefere pedir delivery a ir ao salão físico, o entregador será a primeira pessoa que esse alguém terá contato.
Para que ele cumpra com as expectativas do seu negócio e dos consumidores, é primordial que haja um treinamento adequado para que desenvolva um bom atendimento, uma comunicação clara e respeitosa, além de simpatia.
Veja outras dicas para fazer uma escolha assertiva na hora de contratar um motoboy para delivery e saiba o que deve ser considerado a fim de garantir o sucesso das suas entregas.
7. Tenha um canal para feedbacks
O feedback de clientes é um passo essencial para aprimorar a qualidade do seu serviço de logística para delivery. Quando você abre um canal para avaliações e opiniões, pode colher ideias valiosas sobre sua empresa, colaborando para que, aos poucos, preste um serviço de excelência.
Mas como incentivar o feedback? Existem várias maneiras: através das redes sociais do food service, um formulário enviado por e-mail, uma mensagem no WhatsApp ou até um formulário de papel na sua loja física.
O importante é que você responda a todos estes comentários para que a pessoa tenha retorno da sua opinião. Isso mostra comprometimento e responsabilidade.
Separamos algumas sugestões rentáveis e receitas irresistíveis de comidas para delivery e que podem conquistar o coração dos clientes! Neste artigo, ainda compartilhamos estratégias para impulsionar as vendas no serviço de delivery.