Cada vez mais, o público tem sido atraído por experiências únicas, que atendam, sob medida, seus gostos. E oferecer um serviço personalizado não precisa ser algo extremamente sofisticado, nem mesmo exige um grande investimento. Uma opção é o “monte seu lanche”!
Ao longo desse artigo, vamos ajudar você a aplicar essa estratégia no seu negócio.
Opções para o cliente montar seu lanche
Permitir que o cliente monte seu lanche cria um diferencial competitivo que atrai um público diverso. Mas, para que ele realmente possa fazer combinações que case com seu estilo de vida e agrade seu paladar, é fundamental que tenha à sua disposição uma grande variedade de ingredientes.
Como oferecer um menu de lanches personalizados?
O menu de lanches para que o cliente monte seu prato personalizado deve ser a união de diversidade e praticidade. Toda a gama de ingredientes precisa estar bem-organizada, para facilitar a escolha e tornar a experiência mais agradável.
Além disso, a personalização não precisa ser limitada a um tipo de lanche. Considere oferecer ao cliente a opção de “monte seu hambúrguer”, sanduíches, wraps, saladas e até bowls, por exemplo.

Escolha de pães, proteínas e acompanhamentos
Como destacamos, é essencial oferecer uma variedade de cada grupo de alimentos que vai compor o lanche do cliente. Algumas ideias:
· Pães: brioche, integral, australiano, sem glúten, vegano e croissant;
· Proteínas: hambúrguer bovino, frango empanado, salmão, cogumelos e hambúrguer vegano;
· Queijos: cheddar, muçarela, provolone, brie e ricota (além de opções com queijos veganos);
· Acompanhamentos: ovo, bacon, cebola caramelizada, vegetais frescos, frutas, legumes e crisps (de couve, alho-poró ou batata-doce).
Molhos e temperos para personalizar ainda mais
Os molhos são o toque final que fazem total diferença no sabor do lanche. Por isso, não deixe de oferecer opções, como:
· Barbecue;
· Mostarda e mel;
· Chimichurri;
· Picante;
· Teriyaki;
· Laranja com gengibre;
· Iogurte com limão;
· Tahine;
· Vinagrete;
· Pesto.
Leia mais: Veja receitas com molhos de maionese para incrementar o seu cardápio.
Opções vegetarianas e veganas
Uma pesquisa realizada em 2022 pelo IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) revelou que 46% dos brasileiros com mais de 35 anos pararam de consumir carne por vontade própria, pelo menos uma vez na semana. E mais: 32% já escolheram pratos veganos em restaurantes e outros estabelecimentos.
Se você ainda tinha dúvidas de que oferecer opções vegetarianas e veganas é um bom negócio, os números mostram que essa é uma demanda que só tende a crescer.
É importante oferecer alternativas naturais e saborosas para que o cliente monte o seu hambúrguer, por exemplo, com ingredientes que sejam tão saborosos e atrativos quanto os tradicionais. Considere incluir:
· Hambúrgueres de grão-de-bico, lentilha, quinoa, soja, cogumelos;
· Falafel;
· Proteína de ervilha;
· Tofu grelhado ou temperado;
· Tempeh;
· Seitan;
· Guacamole;
· Queijo de castanha de caju, de amêndoas e de tofu;
· Bacon vegano.
Monte seu hambúrguer: exemplo prático de um modelo personalizável
Um exemplo de lanche popular para aplicar a personalização no seu negócio é o modelo "Monte seu hambúrguer". Veja opções de montagem:
1. Pão: brioche ou integral;
2. Proteína: carne bovina, frango grelhado ou hambúrguer de quinoa;
3. Queijo: cheddar, prato ou queijo vegano;
4. Acompanhamentos: alface, tomate, bacon, cebola roxa, picles;
5. Molho: maionese Hellmann’s, barbecue, molho de pimenta ou mostarda e mel.

Além do lanche: sucos, vitaminas e acompanhamentos customizados
A personalização não precisa se limitar ao lanche principal. Oferecer opções customizadas de bebidas e acompanhamentos pode enriquecer ainda mais a experiência do cliente.
Você pode dar ao cliente a opção de escolher como montar seu suco ou vitamina, selecionando as frutas e ingredientes adicionais, como gengibre, hortelã ou linhaça. Dê uma olhada nessas opções:
· Mamão com morango ou laranja;
· Frutas amarelas (manga, maracujá, abacaxi;
· Laranja com acerola ou cenoura;
· Suco verde.
Vale, ainda, disponibilizar a escolha dos acompanhamentos dos lanches, como batatas fritas com diferentes temperos, anéis de cebola ou saladas com molhos à escolha.
Quanto mais personalizado o serviço, maior a experiência de exclusividade que o público terá e, consequentemente, maior também será o seu diferencial.
Como equilibrar personalização e logística sem desperdício
Um dos maiores desafios ao oferecer lanches personalizados é equilibrar a variedade de ingredientes com a eficiência operacional e o controle de desperdícios. Aqui estão algumas estratégias para alcançar esse equilíbrio:
· Mantenha um estoque enxuto de ingredientes perecíveis;
· Monitore o consumo para evitar excessos;
· Utilize dados de vendas para prever quais ingredientes são mais populares e quais os menos consumidos. Com essas informações, ajuste o estoque;
· Ofereça combos prontos que utilizem ingredientes em comum.
Preparamos um artigo sobre controle de perdas[FC1] para que você se organize seus ganhos e gastos do dia a dia, evitando prejuízos e garantindo o sucesso do negócio.