O que é cozinhar com baixo desperdício?
Cozinhar com baixo desperdício não é apenas uma tendência, mas também uma responsabilidade e um desafio para os chefs. Trata-se de abordar o alimento como um todo e usar o que geralmente é considerado lixo como ingrediente para uma receita deliciosa. Prepare-se para aprender técnicas de cozinha inovadoras com resíduos e construir um menu voltado para o futuro.
Legumes fermentados
Após fazer esta receita, você nunca mais vai olhar para os resíduos dos seus vegetais da mesma maneira. Aprenda, por exemplo, como fazer kimchi a partir de cascas, folhas e cascas de vegetais. Através de um simples processo de fermentação em um pote, você obtém um acompanhamento saboroso para todas as suas receitas.
Arroz frito com Kimchi
Um moderno kimchi de arroz frito inspirado na culinária asiática que é sustentável e saboroso. Parece bom? Neste vídeo, o chef Christian Weij mostra como fazer kimchi sem resíduos com sobras de arroz e cascas de cenoura. Um excelente prato principal à base de plantas para o seu menu!
Koji
A fermentação é a protagonista nesta receita de koji. O chef Christian Weij mostra como fazer esses cereais de café da manhã fermentados em sua cozinha, com massa, pão velho ou cevada. O ingrediente secreto? Os esporos de koji trabalham durante a noite. Use seu koji para molho de soja, miso, saquê e mais.
Miso
Transforme seu koji em miso com esta receita simples. Tradicionalmente feito com soja e arroz, você aprenderá neste vídeo como fazer miso a partir de cevada fermentada e massa velha. Este ingrediente de baixo desperdício é essencial para suas receitas ricas em umami.
Molho de peixe
Como posso aproveitar melhor os restos de peixe? Fazendo molho de peixe, é claro! Esta receita utiliza as bactérias e enzimas que ocorrem naturalmente no intestino do peixe para criar um tempero rico em umami para receitas asiáticas, massas e marinadas.
Vinagre de resíduos de álcool
Você sabia que pode fazer vinagre a partir de qualquer coisa que contenha álcool ou açúcar? Neste vídeo, o chef Christian Weij ilustra a fermentação alcoólica. Uma técnica que utiliza vinhos e cervejas restantes, e bactérias vivas do vinagre para criar esses condimentos ácidos.
Vinagre de suco
Você tem algum suco (de frutas) sobrando? Então transforme o teor de açúcar em vinagre por meio da fermentação. Você só precisa adicionar um pouco de fermento e vinagre não pasteurizado para obter este condimento ácido. Um ingrediente zero resíduos surpreendente e indispensável para molhos deliciosos, condimentos e receitas salgadas.
Molho com sabor
Você quer ainda menos desperdício em sua cozinha? Então esta receita é para você. Partindo dos restos de vegetais, você aprenderá como fazer um molho saboroso com esta técnica simples de fermentação. Uma ótima base para condimentos e marinadas!