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Novas Sensações: como explorar a textura dos alimentos

Sabemos que comer é uma experiência que ativa os sentidos, gerando uma complexa interação entre eles. Por isso, conhecer os atributos dos alimentos ajuda a criar novas sensações e surpreender os consumidores. Hoje vamos aprofundar este tema focando na textura, propriedade que aciona o tato, o paladar e até a audição dos seus clientes.

Para a indústria alimentícia, a textura é um indicador importante do frescor e da qualidade dos ingredientes. Você sabia que ela também compõe o sabor dos alimentos? É isso mesmo: juntamente com o gosto e o aroma, a textura condiciona a percepção da comida, influindo na preferência e disposição do consumidor em experimentar um prato.

Para atrair e proporcionar sensações únicas ao seu público, listamos algumas sugestões para você inovar na textura dos alimentos. Continue a leitura abaixo e inspire-se:

Combine ingredientes de consistências variadas

Quem não gosta de comidas crocantes por fora e macias por dentro? Ou de alimentos sólidos com molhos exóticos? Reunir texturas diversas em um mesmo prato é uma das melhores fórmulas para explorar esse atributo dos alimentos. Experimente as combinações possíveis, avalie o resultado e prepare-se para despertar novas sensações à mesa.

Altere a textura de alimentos conhecidos

Outra tática para criar sensações surpreendentes é jogar com a expectativa do público. Isso porque às vezes, a textura pode ser percebida antes mesmo da ingestão dos alimentos (pela visão do prato ou manuseio com os talheres, por exemplo).

Quando a prova da comida revela algo inesperado – um ingrediente sólido que derrete, uma consistência mais suave ou mais rígida que a do prato tradicional –, a novidade pode estimular o consumidor e contribuir para uma experiência positiva.

Ofereça pratos para comer com as mãos

Opções de finger food são uma alternativa ideal para inovar na textura dos alimentos. Fáceis de preparar e consumir, elas rendem porções ainda mais atraentes quando proporcionam sensações agradáveis ao toque. A dica também é interessante para cardápios de culinária étnica, já que comer com as mãos é um hábito privilegiado por várias culturas ao redor do mundo.

Lembre-se da textura sonora dos alimentos

Pense na decepção de morder um biscoito cream cracker e não ouvir o “croque” do alimento. Desagradável, não é?

Seja um estalo, seja um chiado ou uma efervescência, os sons geralmente despertam sensações prazerosas, evocando a ideia de pratos feitos na hora e bebidas refrescantes. Por isso, valorize essa característica para abrir o apetite e incrementar a experiência dos seus clientes.

Nossas sugestões foram úteis para você? Para aproveitá-las ao máximo no seu dia a dia, pense na experiência completa que deseja oferecer aos seus clientes. Inovar na textura dos pratos pode abranger diversas sensações, da surpresa ao divertimento – e tudo depende da proposta escolhida. Experimente também promover sessões de degustação, que põem o diferencial de cada prato em evidência.

Aqui na Unilever Food Solutions, você pode se inspirar com outras sugestões de Dicas e Serviços, conteúdos sobre Tendências e informações sobre os produtos do nosso catálogo. Continue a leitura e confira!