Menu

Cozinhar para os outros é um prazer que envolve muita responsabilidade por parte de quem exerce o ofício. Cada mordida que um cliente traz à boca tem um impacto significativo em sua saúde.

Alimentação e nutrição são duas palavras que muitos consideram sinônimos. No entanto, isso é um mito que deve ser quebrado porque, embora essas palavras estejam relacionadas, elas não significam a mesma coisa.

Quando falamos de comida, estamos nos referindo à ação de comer algo para satisfazer a fome (e até mesmo para sobreviver), enquanto o termo nutrição está relacionado a um processo biológico pelo qual o organismo obtém os micronutrientes e macronutrientes para funcionar da maneira correta.

Nesta ordem de ideias, hoje queremos dedicar esse espaço para falar sobre a importância da nutrição na saúde.

Vamos começar deixando claro que cada corpo é um mundo e que a vantagem adequada dos nutrientes nos alimentos dependerá de muitos fatores - como gênero, idade, nível de atividade física praticada e até mesmo o contexto cultural.

Agora, o que os nutrientes podem fazer pela saúde?

Ao longo da nossa trajetória como pessoas que se alimentam e se nutrem ao mesmo tempo, a alimentação tem impacto indiscutível no risco de termos doenças como hipertensão, obesidade, diabetes e até mesmo o câncer. Quanto mais nos alimentarmos melhor, junto a um estilo de vida saudável, menores as chances dessas doenças aparecerem.

Isso acontece devido ao valor nutricional de nossas refeições diárias que, além disso, também podem influenciar positivamente a saúde mental e emocional, reduzir os níveis de estresse e melhorar a autoestima.

Ser desnutrido produz riscos consideráveis ​​à saúde. Isso porque tanto a desnutrição quanto o excesso de alimentação e de peso podem afetar significativamente a qualidade de vida das pessoas.

Como tirar proveito dos nutrientes da maneira certa?

  • Ao cozinhar, é essencial incluir na lista de ingredientes os alimentos que pertencem a todos os grupos (raízes, tubérculos e cereais, feijões, carnes e ovos, verduras e legumes, frutas, gorduras).
  • É importante quebrar crenças falsas, como a existência de "bons alimentos" e "maus alimentos". Na proporção certa, todos os alimentos podem fazer parte de um estilo de vida e alimentação saudáveis.
  • A adição de muita cor aos pratos com uma grande variedade de vegetais e frutas nos permitirá cozinhar alimentos mais saudáveis, dando a quem os consome a oportunidade de receber os melhores nutrientes.
  • Os carboidratos não devem ser deixados de fora da lista de ingredientes, pois, na medida correta, eles fornecem a energia necessária para o corpo.

A água é um ingrediente chave

Quando falamos de comida, nutrição e saúde, não podemos deixar a hidratação de lado. O consumo de água é extremamente importante para o bom funcionamento dos órgãos e células, pois a hidratação também influencia o metabolismo dos nutrientes nos alimentos.

Finalmente, é importante ter em mente o poder que os alimentos e seus nutrientes podem ter na vida das pessoas. Comer da maneira certa pode se tornar uma ferramenta melhor para cuidar e proteger a saúde do que a medicina.