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Módulo 2: Maximizar Eficiência e Lucro

Para maximizar as vendas de seu estabelecimento se faz extremamente necessário ter os produtos e serviço adequados para atrair e fidelizar clientes. Parceria com algumas entidades poderá também contribuir para um aumento de receita. As ativações de marketing são outra ação fundamental para o aumento das vendas. Considere as seguintes 6 estratégias de marketing para atrair clientes: 

 

1. Aumentar a presença online

As plataformas online poderão ser úteis para compartilhar informação através do site do restaurante ou até pelas redes sociais disponíveis.

  • Assim é possível desenvolver interações próximas e diretas com potenciais clientes.
  • Praticar promoções únicas para gerar vendas.
  • Partilhar atualizações de menus, promoções, menus do dia, especialidades da casa ou alterações em informações específicas do restaurante.
  • É importante também responder com transparência e sinceridade às opiniões e partilhas feitas nas redes sociais.

 

2. Desenvolver uma base de contatos de clientes

Esta é uma forma de chegar aos clientes mais regulares, fazendo com que eles sempre se lembrem do seu estabelecimento. Crie uma base de contatos regular e atualizada para facilitar o processo e desenvolva formas amigáveis e simples de alimentar esses contatos.

  • Inclua uma imagem que chame a atenção e algum conteúdo interessante que esteja no site ou redes sociais do restaurante. Desta forma chama a atenção dos seus clientes e ainda gera interesse para ele saber mais sobre você.
  • Partilhe com a sua base de contatos possíveis eventos e promoções que estão ou entraram em vigor.
  • Limite os envios de e-mail e compartilhe cerca de um conteúdo por mês, de forma a evitar parecer insistente com seus clientes.

 

3. Crie um programa de fidelização

Programas de fidelização e estratégias de incentivos de retorno criam uma relação entre restaurante e clientes regulares.

  • Cartões de fidelidade podem oferecer prêmios ou descontos mediante repetidas visitas.
  • Envio de Newsletter(e-mail marketing informativo) à base de contatos de e-mail do restaurante com conteúdos promocionais.
  • Promoções e cupons exclusivos a clientes regulares em ocasiões especiais, tais como, aniversários e datas especiais.
  • Cupom de desconto numa próxima visita, oferecido juntamente com o recibo de refeição, como incentivo ao retorno do cliente ao estabelecimento.

 

4. Vendas sugestivas

Será uma boa estratégia promover, para além dos pratos mais populares, os artigos com maior margem e rendimento para a sua operação, por vezes eles podem ser esquecidos pelos clientes.

  • Utilizar o design como forma de destacar determinados pratos numa lista ou menu.
  • Criar materiais de visibilidade extra ao menu, tais como, flyers e outros destaques.
  • Ofereça ao seu staff formação para que a promoção de pratos de maior rendimento seja feita através de recomendações sutis.

 

5. Expanda o seu serviço

  • Explore ideias inovadoras que ofereçam uma experiência única e agradável aos seus clientes.
  • Providencie serviços de takeaway(retirada no estabelecimento) e entrega que permitam aos clientes experienciar pratos do seu estabelecimento de uma forma mais flexível e que se ajuste às rotinas de cada cliente.
  • Ofereça serviços de catering a clientes para casamentos, aniversários ou até eventos de empresas (dependendo do espaço do seu restaurante).

 

6. Implemente parcerias rentáveis

Considere parcerias com bancos e outros negócios de forma a obter regalias para ambos, o restaurante e o parceiro.

  • Procure bancos e outras instituições de crédito para uma parceria, oferecendo benefícios aos seus colaboradores.
  • Estabeleça parcerias com outros negócios através de uma simples promoção cruzada.
  • Forme um menu especial que os seus parceiros possam usufruir.
  • Ofereça descontos corporativos para colaboradores que trabalhem na zona onde se encontra o restaurante.