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Os Clientes

O que seria de um restaurante sem os seus clientes? O front da operação e as marcas que compõe esse cenário e ficam à disposição para o seu cliente são extremamente importante para o restaurante. Como será possível fazer desta uma área mais eficiente?

Design eficiente do salão

  • Garanta um acesso fácil e rápido aos sanitários e à cozinha.
  • Guarde um espaço para armazenar componentes essenciais para o serviço de mesa como é o caso de talheres, guardanapos e pratos. Garanta que eles estejam armazenados com um local seguro e limpo.
  • Maximize a capacidade de lugares sentados não influenciando no conforto de seus clientes. Atente-se às possíveis regras de distanciamento entre mesas da sua região devido a Covid-19.
  • A interação entre staff e clientes deve ser facilitada, logo evite ter espaços mais escondidos ou cantos que dificultem o contato entre clientes e colaboradores.

Organização do fluxo de trabalho

  • Defina o estilo de serviço que deseja para o seu restaurante a fim de contratar o tipo de pessoas e o número adequado para trabalhar em seu estabelecimento.
  • Utilize a tecnologia como aliado ao seu negócio para reduzir desperdício e erros. Se possível, considere softwares de ponto de venda (PDV) a fim de controlar vendas e inventário para prevenir perdas.

O Staff

Maximizar a eficiência no âmbito de recursos humanos não se restringe à contratação do número ideal de colaboradores. Consiste em empregar as pessoas certas, treiná-las para as suas tarefas específicas e ter estímulos que incentivem o pessoal a permanecer em seus trabalhos.

Recrutamento

  • Apesar da personalidade ser uma característica fundamental, a qualificação e experiência de um indivíduo são atributos chave à verificação de capacidades de liderança e técnicas de trabalho.
  • Valide referências de forma a saber mais sobre quem contrata.
  • Compreenda os níveis de salário aplicados no mercado a cada função num restaurante, antes de fazer uma proposta.

Formação

  • Colaboradores de salão devem ser treinados a sugerir a compra de pratos e/ou bebidas, de uma forma sútil e não forçada.
  • A equipe que estará em atuação deverá ter um conhecimento completo sobre os produtos vendidos em sua operação.
  • Devem também estar familiarizados com o espaço e a operação, sendo proativos e abertos ao conhecimento diariamente.

Reter talento

  • Estabeleça um ambiente de trabalho convidativo e amigável.
  • Pratique salários justos, em linha com o mercado e reconheça boas performances com aumentos de salário ou bónus.
  • Forneça oportunidades de crescimento com acesso a cursos de qualidade para formação.