Menu

Os próximos três meses serão marcados por um cenário muito difícil no mercado de food service, porém, não podemos deixar que o medo paralise nossas ações. 

Veja abaixo 7 dicas para que você consiga passar por este momento de crise:

 

  • Refinancie tudo que está em seu nome e na pessoa jurídica. Os bancos e outras empresas como administradoras de consórcios, construtoras e incorporadoras abriram essa possibilidade e estão diluindo as próximas 2 ou 3 parcelas no fluxo de pagamento do contrato. Não prorrogue, vá até a agência e fale com seu gerente. 

 

  • Fale com seu contador. Importante prorrogar todos os seus impostos. O governo abriu a possibilidade de prorrogar por 3 meses o recolhimento dos impostos, desde você declare para não pagar. 

 

  • Faça um planejamento financeiro. Olhe de semana a semana e determine seu custo operacional para saber qual seu ponto de equilíbrio (brek even) e comece a redução de impacto, ou seja, reduza tudo aquilo que tem menos impacto no seu negócio. Com a redução na demanda, você pode aproveitar as medidas decretadas pelo governo federal e fazer alguns ajustes com seus funcionários, sem precisar dispensá-los. 

 

  • Renegocie fornecedores em mais vezes para pagar; o momento é propício para troca de mix de produtos e você pode trocar de fornecedor sem perder seu cliente. 

 

  • Mantenha a curva A; aquilo que sustenta sua empresa. O momento também é propício para alavancar ou começar o seu delivery (temos falado sobre isso em nossas comunicações). Você vai ter que dar um jeito de vender pela internet, telefone ou whatsapp; 

 

  • Crie um contato chamado gerente de relacionamento. O seu cliente precisa se relacionar com um pessoa só. Faça comunicações personalizadas pelo whatsapp, e-mail, informando que está tudo bem e você quer assegurar que está fornecendo para entregar na sua casa; 

 

  • Reduza qualquer tipo de investimento ou gasto. É a hora de ter o custo mínimo de operação para segurar os próximos 3 meses.

 

Como toda crise, essa também passará, e estaremos juntos, te apoiando, inspirando e transformando seu negócio em mais este momento.