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COVID-19 é uma doença respiratória nova.
Sua transmissão é feita pelo contato de gotículas de saliva e não pelo ar:

De pessoa para pessoa quando entram em contato próximo (menos de 1 metro).
Por meio de gotículas que se espalham, no ambiente e nas pessoas, quando alguém contaminado tosse ou espirra.
Ao manusear objetos e superfícies contaminadas e levar a mão à boca.

Por isso é importante manter a higiene das mãos e do ambiente de trabalho para conservar a própria saúde e também dos clientes.

Veja como medidas simples de prevenção podem deixar você e seus clientes mais seguros.
A prevenção é o melhor meio de evitar o contágio

  • Lavar as mãos sempre ou higienizar com álcool 70% é dever de todos, da cozinha ao salão
  • Converse com a equipe para intensificar as práticas de higiene.
  • Disponibilize frascos de álcool gel 70% para clientes e funcionários: perto do buffet, no caixa e no acesso dos garçons.
  • Higienize pratos, copos e talheres sempre usando luvas.
  • Na cozinha, antes de manusear qualquer alimento, as mãos devem estar impecavelmente limpas e, em hipótese alguma, deve-se tossir ou espirrar neste
  • ambiente. Utilize máscaras, se necessário.
  • Ao entregar copos, pratos e talheres aos clientes, as mãos devem estar sempre limpas.
  • Mantenha os ambientes da cozinha e do salão bem ventilados e os filtros do ar-condicionado limpos.
  • Inclua avisos no restaurante sobre como lavar as mãos de forma correta e sobre as medidas que vocês internamente estão tomando.
  • Se for possível, aumente o espaço entre as mesas no salão para evitar o contato entre os clientes.

 

Conheça também as dicas abaixo para adequar sua operação à esse momento:

1. Comece com a sua equipe: reforce com frequência as medidas que citamos acima para manter seus funcionários informados e prevenidos contra o vírus.

2. Mude a frequência dos procedimentos de higiene e limpeza: e torne tudo isso visível ao público. Tenha alguém limpando sempre tudo: mesas, quiosques, utensílios, enfim, tudo em que as pessoas tocam. Não basta comunicar: tem que fazer.

3. Proteja a todos visivelmente: prontamente faça uso de luvas, equipamentos de proteção individual, uniformes impecáveis e limpos – além disso, seja mais crítico com a desorganização visual do que quer que seja: dos lixos, potes, comida, enfim, tudo que estiver à vista do consumidor.

4. Tenha sabonetes líquidos e desinfetantes/álcool-gel para uso do cliente: pense em como proteger melhor também a comida com tampas, lacres, especialmente em embalagens para viagem e protetores onde ela é servida. Sempre que possível, não exponha desnecessariamente a comida.

6. Em embalagens para viagem: a percepção de higiene é muitas vezes melhor se tudo está embalado individualmente. Tenha certeza que os lacres realmente funcionam e informe tudo que está fazendo com comunicações claras ao consumidor.

8. Converse com seus fornecedores: entenda como está o impacto para eles, como vocês podem trabalhar juntos para garantir o estoque, a qualidade e o abastecimento dos produtos.

9. Fique de olho no seu fluxo de caixa: minimize gastos extraordinários ou que possam ser adiados neste momento. Mas pense no que faz hoje seu cliente voltar: qualidade, inovação e atendimento – e agora mais que nunca na limpeza – e corte gastos de maneira consciente.

10. Incremente seu delivery: pense em como sua oferta pode ser mais estratégica no delivery, revise embalagem, procedimentos, velocidade, hospitalidade, e converse com parceiros. Eventualmente, pense em fazer pequenas entregas na sua área de influência, ou seja, 10 minutinhos a pé onde você ou seu time possam atender. É hora de pensar em outras formas de vender, e o que é atrativo ao consumidor e lucrativo ao seu negócio.

*Com conteúdo de Simone Galante, Fundadora e CEO da Galunion Consultoria para Food Service, para a Gazeta do Povo. Matéria completa em: https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/mercado-e-setor/artigo-coronavirus-o-que-fazer-no-restaurante/
Acesse: www.galunion.com.br

 

Com essas atitudes simples, nós vamos enfrentar juntos este momento..
UFS está sempre apoiando você na sua cozinha.