Dicas do chef

PARA CONSERVAR INGREDIENTES

  • Uns dos produtos que mais fácil se deteriora na cozinha, mesmo na geladeira é a salsinha. Para termos salsinha a qualquer instante para preparo de pratos rapidamente a dica é logo após a compra do maço, lavá-la, secá-la (muito bem), picá-la (bem picadinha), e guardá-la no congelador dentro de um pote plástico ou de vidro com boca larga e com tampa de rosquear. A salsinha congelada dura no mínimo 3 meses sem perder sabor.
  • Para conservar o aipo e o salsão sempre frescos, depois de lavados coloque-os de pé em uma jarra contendo água e uma pitada de sal. Guarde na geladeira.
  • Para secar ervas frescas, asse-as em forno quente. Quando elas estiverem secas, basta esmigalhar com os dedos e guardar em um vidro bem tampado em lugar seco e fora de iluminação.

PARA COMPRAR OS MELHORES INGREDIENTES

  • Para garantir a compra de um peixe fresco, fique atento aos olhos saltados e brilhantes, guelras avermelhadas, corpo rijo e elástico, pele lustrosa e escamas resistentes. Os pedaços, as postas e os filés têm que ter uma textura firme, sem ressecamento ou descoloração. A descoloração indica que o peixe pode ter sido re-congelado.
  • O boi permite 21 tipos de cortes entre os considerados de “primeira” e os de “segunda”. Essas qualificações são geradas pelos próprios cortes; os valores nutritivos são os mesmos. Sua carne é boa fonte de proteína, fósforo, ferro e de vitaminas do Complexo B.

E qual a diferença entre os tipos de corte?
A chamada carne de primeira é retirada de uma parte do animal que é menos exercitada; já a carne de segunda provém das partes do animal mais exercitadas, resultando em uma carne mais rija. Ao comprar qualquer um dos tipos, observe se ela está firme e brilhante, com aspecto saudável e levemente úmida. Se a carne tiver gordura aparente a mesma deve ser clara e firme.

PARA UM TOQUE DE SABOR

  • Açafrão-da-Terra ou Cúrcuma é uma raiz aromática de sabor ligeiramente amargo, ideal para dar uma tonalidade amarela em diversos pratos. Muito utilizada em pratos da cozinha baiana, indiana e asiática.
 

Voltar Início Enviar página Imprimir página
Ades da Unilever Food Solutions Maizena da Unilever Food Solutions Arisco da Unilever Food Solutions Hellmanns da Unilever Food Solutions Carte D'Or da Unilever Food Solutions Knorr da Unilever Food Solutions
www.unileverfoodsolutions.com.br